rpgvale
1599924783602205
Loading...

Joga Texas - Mais um evento de RPG na Bahia

No último dia 06 de Dezembro de 2015 aconteceu na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia, o 1º Jog...


No último dia 06 de Dezembro de 2015 aconteceu na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia, o 1º Joga Texas, evento mensal dedicado ao encontro de geeks/nerds de jogadores de RPG, boardgames, cardgames, amantes de jogos analógicos e cultura pop.

Antes de falar do evento, falarei um pouco da fama do RPG na minha cidade. Assim como em muitos outros lugares, o RPG sofreu preconceito, teve problemas e proibições e isso persistiu por alguns anos. Eu aprendi a jogar aqui nessa cidade, foi pelas ruas de terra de Texas City, como é apelidada, que cruzei a cidade para fazer as mais inesquecíveis sessões de Vampiro: A Máscara que já joguei. Foram tempo áureos.

Desde lá já se passaram quase 14 anos. Muitas sessões de jogo e muita coisa lida. Nunca parei de jogar, nunca parei de me interessar, o hobie tá na minha veia e precisava compartilhar isso. A cidade possui muitos jogadores, mas em geral, são meio isolados, fechados, eu queria mudar isso.

Resolvi montar o 1º Joga Texas por influência principalmente do pessoal de Fortaleza, o Vila do RPG (Abraço Dmitri, Sergio e Stênio). Eles possuem um encontro semanal e isso é incrível. Queria replicar aqui, deselitizar a ideia de que RPG está acima do resto dos jogos e coisas do gênero. Mostrar que jogar é algo natural e deve ser simples, divertido.


Assim, fui atrás de alguns patrocínios. Alguns não apoiaram, outros disseram “me procure quando estiver tudo funcionando” (senta e espera mona!), outros foram hiper receptivos. Nossa, nem imaginava. Tive apoio para o lugar, para divulgação, para camisetas, eu fiquei muito feliz. Perto de alguns eventos o Joga Texas é muito pequeno, mas para uma cidade que praticamente não possui atividades de lazer e cultura, isso foi incrível.

Acho que o mais importante a dizer foi que, dias antes, consegui marcar uma reunião com o Secretário de Lazer da cidade, apresentei a ideia, pedi apoio e eles aceitaram. Isso foi muito gratificante. Ajudaram pouco ainda, mas prometeram ajudar muito mais nos próximos.

Bem, resumindo. O evento foi bem legal, tivemos cerca de trinta pessoas, um número pequeno que tende a crescer, todos jogaram RPG, Board e Cargames. Tivemos mesa de Dungeon World, Old Dragon e Call of Cthulhu, a maioria ali nunca tinha visto ou jogado qualquer um destes. Mesa de Game of Thrones Board Game, que é lindo e causou muito impacto, além do já popular Magic.

Logo, mesmo pequeno, o evento foi organizado e muito aconchegante. A ideia é que ele cresça e consiga alcançar mais pessoas.  Acho que o mais importante deste relato é dizer que vale a pena. Se você é jogador e quer colocar sua cidade na cena do RPG Nacional, corra atrás. Procure prefeituras, apresente um portfolio, diga o que pretende, alguém irá querer ajuda-lo.


O próximo evento já está marcado e promete ser ainda melhor J

Abaixo algumas fotos do evento:






  





por Rafão Araujo


Rpg 1237946031902386939

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online