Cultura Inglesa Festival: 23º edição fala do universo dos jogos eletrônicos



I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar

Uma exposição interativa ocorre no Centro Cultural de SP: o Cultura Inglesa Festival chega a sua 23ª edição com o tema: I, GAME: INTERPRETAR, INVESTIGAR, IMAGINAR.

Com a curadoria de Flávia Gasi e Pablo Miyazawa, a exposição mergulha no fascinante universo dos jogos eletrônicos. O público é convidado a jogar em experiências interativas, além de ser apresentado a jogos clássicos que envolvem ícones do imaginário pop britânico.

Falamos rapidamente com Flávia Gasi, olha só!

Flavia, obrigado por essa rápida entrevista. Por favor se apresente para os leitores.

R: Olá, meu nome é Flávia Gasi. Atuo no mercado de videogame e cultura geek faz quase 20 anos como escritora e editora, também escrevi games, traduzi obras e tenho um livro acadêmico publicado sobre um assunto do coração: Videogames e Mitologia. Hoje em dia sou doutora e leciono. Tenho uma empresa chamada Forja e sou sócia-diretora do site Garotas Geeks.

Como foi a preparação para exposição e o que o público pode esperar?

R: Eu e Pablo Miyazawa fizemos muitas reuniões para apresentar conceitos possíveis de exposição voltada para games. A Cultura Inglesa entendeu que as três visões que apresentamos eram todas importantes para compor o processo de entender um pouco mais sobre o jogar. Com esse feedback, partimos para tentar construir uma exposição que revelasse o que está por trás do ato de jogar, na relação do eu com o game.

Na seção Investigar, tratamos da questão ludológica dos jogos, entre encontrar caminhos e resolver problemas. Na seção Imaginar, falamos de games de mundo aberto, além dos reais benefícios dos jogos eletrônicos. Na seção Interpretar, mostramos maneiras com que os games nos permitem vivenciar papéis e escolher caminhos.

O visitante pode esperar parcelas informativas e interativas, além de entender qual o modo britânico de se criar games.

Sobre jogo eletrônico como uma forma de cultura, muitos são contra essa associação, pode falar um pouco sobre?

R: Se partimos do princípio de que cultura seria todo o escopo do conhecimento, da arte, das crenças, dos hábitos (leis, moral, ética) da humanidade ou de certa sociedade, então os videogames são parte integrante da cultura, assim como qualquer tipo de jogo, ou série, ou livro, etc.

Nas ciências sociais, uma definição possível de cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos via vida em sociedade. O game, bem como filmes, séries, livros, etc, manifestam esses conjuntos de ideias e símbolos. Ou seja, também estão inseridos no contexto da cultura.

A imagem pode conter: Flávia Gasi, texto e close-up
Flávia Gasi
O evento ocorre de 24/05/2019 a 16/06/2019. 

Mais informações abaixo:

I, GAME: INTERPRETAR, INVESTIGAR, IMAGINAR

Terça a sexta das 10h às 20h
Sábados e domingos das 10h às 18h

Entrada franca | Em português e inglês | Livre
Acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.
Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso

About Ricardo "Mestre" Urbano

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário