Pokemon Censurado: Novo episódio acusado de blackface


Um novo episódio de Pokemon Sun and Moon, chamado de "Touchdown of Friendship" não será exibido pela Disney XD em sua versão dos EUA, de acordo com a programação do canal. A ideia, aparentemente, é pular o episódio considerado controverso e seguir adiante para a próxima temporada. Esse é o primeiro episódio de Pokemon censurado no ocidente desde 2002.

O episódio em questão mostra um Ash bastante apegado a uma raça de pokemons chamada Passimian, mas o seu carinho por esses pokemons foi levado a um extremo: o personagem começa a agir como eles, andando em quatro patas e até mesmo usando uma fantasia que lembra a aparência do pokemon.

E é aqui que começa a polêmica: com a fantasia do pokemon.

Apesar da Disney XD e da Pokemon Company ainda não terem se pronunciado oficialmente, os fãs acreditam que esse será um dos episódios que nunca versão uma versão ocidental, uma vez que o rosto pintado do Ash pode ser considerado ofensivo por muitas pessoas, como uma espécia de "blackface".

Não seria a primeira vez que um episódio controverso é tirado do ar, é claro. Um episódio polêmico envolvendo o pokemon Jinx também sofreu um destino parecido pelo mesmo motivo, uma vez que alguns espectadores também acusaram esse pokemon de blackface.

A versão japonesa do episódio foi ao ar dia primeiro de março e, até agora, parece que não será exibido e nem dublado para o ocidente.


Share on Google Plus

About Thiago Fernandes

Thiago Fernandes é game designer, community manager e tradutor de jogos, com participações em sucessos como Pokemon GO. Sua especialidade é usar o poder das narrativas para criar experiências épicas para os jogadores.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário