rpgvale
1599924783602205
Loading...

O Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP fechou uma parceria para estudar e desenvolver projetos de Gamificação.

O perfil de doenças no século 21 foi alterado. Na década de 30 aproximadamente metade das mortes no Brasil eram atribuídas a doenças infe...


O perfil de doenças no século 21 foi alterado. Na década de 30 aproximadamente metade das mortes no Brasil eram atribuídas a doenças infecciosas, segundo dados do ministério da saúde.

Hoje esta mesma proporção pode ser atribuída às doenças crônicas. Estas doenças estão ligadas principalmente ao sedentarismo, estresse, alimentação inadequada e consumo excessivo de álcool e cigarro. É um parodoxo! Por um lado urbanizamos , descobrimos novas tecnologias e formas de cura, por outro, assumimos hábitos que criam novas doenças.

“Neste cenário é imprescindível investir em formas que promovam a mudança de comportamento, que eduquem, que engajem pacientes ao novos tipos de tratamento e que proporcionem uma nova experiência no cuidado do outro ou de si próprio. Vemos na gameficação este potencial.” Garante Ivisen Lourenço, Gerente de Marketing de Inovação do Inova HC. 

Uma das formas mais simples de explicar o conceito está no livro “For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business”, para o autor gamificação é “o uso de elemento de jogos e técnicas de game design fora do contexto de jogos”, mais especificamente em ambientes que não são de jogos, o que acaba trazendo isso para a educação, para o ambiente corporativo ou para a saúde.

“Essa metodologia é capaz de engajar várias pessoas em processos repetitivos, que podem ser percebidos como “chatos”, conferindo um sentido literalmente fantástico.”Explica Ale Santos, Lead Gamification da Savage Fiction, consultoria que vai direcionar esses projetos em parceria com o InovaHC.  

Gamificação não é sobre construir completamente um jogo, há casos em que o cliente nem percebe que está sendo impactado por uma “parte de um jogo”, mas ele se sente motivado a seguir e esse é o resultado desejado.

O primeiro passo dessa parceria é um Workshop que acontecerá no dia 27/07. Gamificação, o futuro do engajamento na saúde, será uma experiência prática e divertida que vai aproximar os fundamentos dessa metodologia às rotinas de clínicas e hospitais.


Sobre Ale Santos e a Savage Fiction


Ale é formado em Publicidade, atuou como um dos autores da Storytellers Brand'Fiction. Trabalhou em 5 edições da gamificação do maior evento de TI da América Latina e primeiro com transmidia storytelling.  Representou o país em uma antologia mundial de Ficção Científica da Intel, desenvolveu narrativas para títulos de boardgames famosos no país, como o RPGQuest. Foi premiado 4 vezes com prata e bronze no Top Blog profissional de Games com seu blog RPG Vale e já palestrou em eventos como o Fórum Transmídia e a Campus Party.

Hoje ele lidera a Savage Fiction, uma consultoria especializada em estratégias de jogos para o mundo corporativo e desenvolve sistemas de gamificação para o mercado imobiliário, treinamentos empresariais, projetos pedagógicos, de entretenimento (para TV) e também uma startup que usa genética para mudar os hábitos de saúde das pessoas.

Contatos - https://www.linkedin.com/in/gamificacao
akoben@savagefiction.com


Siga O Ale Santos no Instagram e no Twitter.

Gamificação 8296127345764078820

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos