rpgvale
1599924783602205
Loading...

Velho oeste brasileiro, com tempero italiano!

Pegue a arma e atire, covarde.  Só tem uma bala, uma chance. E reze para acertar, se não... Bang-bang tropical e histórico: em r...


Pegue a arma e atire, covarde. 
Só tem uma bala, uma chance.
E reze para acertar, se não...

Bang-bang tropical e histórico: em romance de estreia, Mickael Menegheti cria faroeste à brasileira.


Clássicos do cinema com Clint Eastwood e o game Red Dead Redemption estão entre as inspirações de JOHN MCLOVING E A BUSCA DO MIJO DA VIDA, lançamento da EDITORA NOCAUTE
John McLoving, (anti) herói do livro publicado pelo estreante Mickael Menegheti, é a versão tupiniquim do Pistoleiro Sem Nome, vivido pelo ator Clint Eastwood no cinema, mas também pode ser considerado um duplo brasileiro de John Marston, protagonista do game de sucesso Red Dead Redemption. Na verdade, o romance John McLoving e a Busca do Mijo da Vida (Editora Nocaute, 2017) é a mais nova reinvenção latina de um dos mais consagrados temas da ficção norte americana: o faroeste.



A trama se passa no passado alternativo em que os portugueses passaram a colonização do Brasil para os ingleses, e John McLoving é o ladrão de diligências mais procurado do país. Após assaltar uma carruagem de valores junto a seu comparsa Jeff Quebra-Rocha, ele encontra o misterioso mapa da Gruta do Mijo da Vida. A dupla então cruza os Estados Unidos do Brasil para encontrar a tal gruta, com o caçador de recompensa mais brutal das Américas, Butch (O Açougueiro), em seu encalço.

Mickael conta que desenvolveu a trama ao saber que a revista literária Pulp Fiction selecionaria e publicaria contos com a temática faroeste em uma de suas edições. “Pensei: e se eu escrevesse uma história de bang-bang que se passasse no Brasil? A partir daí, a narrativa simplesmente me acompanhou. O conto, publicado na revista, é uma cena recortada do livro completo”, afirma o autor, que cita a coletânea de mitos brasileiros de Luís da Câmara Cascudo e até mesmo a comédia Banzé no Oeste (1974) como referências desse processo criativo.

Seguindo a linha de autores brasileiros contemporâneos, como André Vianco, Raphael Draccon e Eric Novello, o autor de Franca (SP) se debruçou com afinco sobre a literatura fantástica, mas tratou de incutir o DNA tipicamente tropical. “Acho genial, por exemplo, o Chapolin Colorado. Ele é a representação latino-americana dos super-heróis, o que mais se aproxima da nossa realidade. Nossas reinterpretações não têm glamour e são recheadas de comicidade”, argumenta Mickael.

A boa e velha trilha sonora.

Outro detalhe que não passa despercebido é a presença quase constante de referências à cultura pop, que permeiam as 210 páginas do romance. Vão de citações de filmes e outros livros, chegando a menções e trechos de músicas brasileiras e internacionais. “Colocar referências no livro proporciona ao leitor identificar-se com o conteúdo, e lhe possibilita dizer de vez em quando ‘ei, eu conheço isso aqui’. Cada parte da narrativa tem elementos ora mais explícitos, ora escondidos. Conforme John McLoving adentra-se na busca pelo Mijo da Vida as referências musicais vão se abrasileirando, ou seja, o leitor compartilha da busca por nossa identidade nacional tão almejada”, conta.

Como easter egg, o livro conta com uma composição original com versos e melodia cifrada, uma espécie de presente aos leitores que quiserem viver um pouquinho mais de perto o universo criado por Mickael.

John McLoving e a Busca do Mijo da Vida é o segundo lançamento da Editora Nocaute, cujo objetivo é publicar escritores brasileiros ainda desconhecidos, ou seja, revelar novos nomes na literatura nacional a fim de projetá-los e apresentá-los aos leitores, tanto no Brasil como no mundo. Os leitores podem adquirir o lançamento em pré-venda, bem como comprar o primeiro livro publicado pela editora, Um Gato Chamado Borges (Vilto Reis, 2017), pelo site www.editoranocaute.com.br.


Sobre JOHN MCLOVING E A BUSCA DO MIJO DA VIDA, de Mickael Menegheti: John McLoving é o assaltante de diligências mais procurado dos Estados Unidos do Brasil. Após assaltar uma carruagem de valores protegida por homens fortemente armados, John McLoving e seu comparsa Jeff Quebra-Rocha encontram o misterioso mapa da Gruta do Mijo da Vida. Intrigado com o pergaminho que aparentemente não aponta para lugar algum, o pistoleiro ruivo convence o comparsa Quebra-Rocha a entrar na empreitada de busca ao Mijo da Vida. A dupla cruza o país em busca da Gruta sem nenhum tostão no bolso, pois foram vítimas da queda de um raio que torrou toda a grana de anos de assalto. No encalço deles, está o caçador de recompensa mais brutal das Américas, Butch – O Açougueiro. Ele foi contratado pelos ingleses pela quantia de dez mil dólares-brasis para capturar os pistoleiros vivos ou mortos.

PROCESSO CRIATIVO

A obra surgiu na mente do autor após o desafio proposto pela segunda edição da revista Pulp Fiction, cujo tema era Sérgio Leone/Faroeste. Mickael Menegheti produziu um conto em que, além de ser um dos selecionados da publicação, viria a germinar em sua mente uma história de ainda mais fôlego. Imagine um romance de Bang-Bang que se passa num Brasil colonizado pelos ingleses em vez dos portugueses? Este faroeste misturado com história alternativa é a base do livro publicado pela Editora Nocaute.

AUTOR 

Procurado vivo ou morto, MICKAEL MENEGHETI é psicólogo, casado e foi visto pela última vez onde nasceu, na mais mineira das cidades paulistas, Franca. Entrou para vida de bandoleiro escritor após assistir ao filme A Odisséia (1997) quando tinha onze anos de idade, plagiando boa parte dos monstros mitológicos. Lá nascia os personagens de seu romance A Lenda dos Noturnos. Por alguns anos, disfarçou-se de ator e diretor de teatro adaptando obras como Os Miseráveis, O Pequeno Príncipe e O Auto da Barca do Inferno. No mundo das Letras, inflou pessoas rabiscando um conto que deu origem ao romance John McLoving e a Busca do Mijo da Vida, conto esse publicado na 2º edição da revista Pulp Fiction. Também é autor do romance de ficção fantástica Lorenzo, e fã ã da obra de Sergio Leone, do game Red Dead Redemption e o clássico Banzé no Oeste.






FICHA TÉCNICA
Título: Jonh Mcloving e a Busca Pelo Mijo da Vida Autor: Mickael Menegheti Editora: Nocaute Lançamento: 2017 ISBN: 978-859402500-5 Páginas: 220 Preço de pré-venda: 24,90 + frete

 
ONDE COMPRAR
Diretamente no site da Editora Nocaute, via Depósito Bancário, PayPal ou PagSeguro.

CONTATO IMPRENSA Eduardo Bentivoglio (11) 95372-5539 gancho@editoranocaute.com.

Siga O Oghan no Instagram e no Twitter.
Você pode ler alguns livros e contos no LUVBOOK!!

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos