3 Perguntas sobre Gamificação para Ale Santos na Revista Digitalks



Nos últimos anos tenho desenvolvido muita coisa sobre gamificação, além de atuar no projeto para o maior evento de TI da América Latina (IT Forum e IT Forum +) produzi palestras e workshops em eventos como a Campus Party.

Recentemente fui o entrevistado na coluna "o especialista responde" da 15° Edição da revista Digitalks!

A forma mais simples de explicar o conceito que eu encontrei está no livro “For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business”, para o autor gamificação é “o uso de elemento de jogos e técnicas de game design fora do contexto de jogos”, mais especificamente em ambientes que não são de jogos, o que acaba trazendo isso para a educação e para o ambiente corporativo.



Gosto de ressaltar que o ambiente educacional lançou mão de técnicas de ludicidade, que mais tarde o mercado empresarial chamaria de gamificação muito tempo antes.  E ainda formam a maior parte das tentativas de gamificar até hoje, principalmente em escolas infantis - os jogo fazem cada vez mais parte da vida de crianças e jovens, então faz todo sentido que o conteúdo seja adaptado para essa realidade.  

Quer conhecer mais sobre essa tecnologia? Fique ligado no link da revista https://digitalks.com.br/revista/
E no meu linkedin - http://alesantos.me/

Siga O RPGista no Instagram e no Twitter.

Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário