rpgvale
1599924783602205
Loading...

Conheça o Afrofuturismo de Fábio Kabral

O afro-futurismo é um gênero literário que remete à cultura negra africana com toques de ficção científica. No Brasil o gênero começa ...


O afro-futurismo é um gênero literário que remete à cultura negra africana com toques de ficção científica. No Brasil o gênero começa a despontar com a ajuda de autores e editoras dando a devida importância para a pluralidade cultural.

Por enquanto, temos poucas obras afro-futuristas no Brasil, mesmo com o lançamento do filme do Pantera Negra prestes a acontecer. De qualquer modo, nos Estados Unidos, Canadá e outras partes do mundo a cultura negra tem se revelado uma forte influência para autores buscando sua origem e voz.
Entre estes autores vamos destacar Fábio Kabral, um dos expoentes do afro-futurismo no Brasil e um autor de grande talento, que está lançando seu livro pela Editora Malê e esteve na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.

Segundo o próprio Kabral: “Este livro pra mim representa a essência do heroísmo de rosto africano”, e o que deu pra perceber até agora é uma história honesta, voltada para um público carente de representatividade e que será um dos marcos do afro-futurismo no Brasil.

Eu espero que o Kabral e a Malê ainda publiquem muitos livros do gênero e que o afro-futurismo cresça bastante!

O Caçador Cibernético da Rua 13



Em O caçador cibernético da rua treze, Fábio Kabral apresenta elementos da mitologia Iorubá em uma aventura futurista de tirar o fôlego. Com uma linguagem contemporânea, o autor cria um universo fantástico rico em detalhes, onde vivem um povo melaninado, com visual arrojado e usuário de uma tecnologia avançada.  

Neste universo, chamado Ketu 3, vive João Arolê, um jovem negro, caçador de aluguel de espíritos malignos.  Um personagem complexo, que assim como os deuses africanos é suscetível a incerteza e arca com as consequências de viver em um mundo em que bem e mal não pertencem a dimensões distintas. João tem crises de consciência, dúvidas e insônias. Tenta compensar as mortes que causou como forma de se livrar das consequências dos seus atos.  Uma oportunidade de redenção surge quando uma série de assassinatos envolvendo celebridades de Ketu Três faz seu povo precisar de um herói que possa solucionar esta questão.  O que João não sabe é que sua tentativa de redenção o colocará frente a frente com questões mal resolvidas do seu passado, personificadas em um caçador vingativo, que o reencontra para um derradeiro acerto de contas.

Ao apropriar-se dos códigos do Afrofuturismo para narrar a emocionante trajetória de João Arolê, Fábio Kabral nos ensina sobre a cultura negra, os deuses e a ancestralidade, e nos oferece uma ótima história, daquelas que continuam nos acompanhando após a leitura.  Um livro de aventura personalíssimo de deuses, heróis e monstros, que todo leitor apaixonado por aventura e fantasia merece conhecer.

Detalhes do livro

Título: O caçador cibernético da Rua Treze
Autor: Fábio Kabral
Assunto: Aventura; Ficção; Afrofuturismo.
ISBN: 978-85-92736-18-7
Formato: 14x21
Páginas: 208
Ano de edição: 2017
Edição:

Quem é Fábio Kabral?

O escritor carioca Fábio Kabral estudou artes dramáticas na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro "Ritos de Passagem" e da nova coleção Afrofuturismo – em que O caçador da rua treze é o primeiro volume, Kabral é leitor voraz de gibis e RPGs, colabora e é co-fundador d’O Lado Negro da Força - site que destaca, valoriza e fomenta a presença negra na cultura pop.

Siga o Oghan no Instagram e no Twitter. Você pode ler alguns livros e contos no Wattpad e no Luvbook!

Livros 2889690626666877938

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos