rpgvale
1599924783602205
Loading...

eSports: o que são e como entrar no mundo dos esportes eletrônicos

Ao longo dos últimos anos, grandes veículos da mídia mainstream têm feito um esforço cada vez maior para abraçar o mundo dos esportes e...


Ao longo dos últimos anos, grandes veículos da mídia mainstream têm feito um esforço cada vez maior para abraçar o mundo dos esportes eletrônicos – a ESPN e o Yahoo!, por exemplo, agora possuem plataformas dedicadas exclusivamente à cobertura dos esports. No Brasil, já não é nenhuma novidade encontrar notícias sobre jogos também no G1.

O mundo dos jogos competitivos está mais sério do que nunca e não é mais um nicho isolado apenas para gamers e nerds. Na verdade, os esports exigem alta habilidade de seus jogadores e podem não apenas contribuir para aumentar a confiança de seus praticantes, como também para ensinar importantes lições de vida.

Mas... como mergulhar nesse mundo tão complexo? 

Vem comigo que eu te ajudo! A seguir, você vai poder conferir algumas dicas de por onde começar a entender o universo dos esportes eletrônicos:

O que são os esports?

Os esportes eletrônicos são um importante passo para o profissionalismo dos videogames. Se uma vez os jogos eram apenas frutos de diversão, atualmente eles podem ser uma carreira lucrativa para alguns poucos escolhidos – ao redor do mundo, existem adolescentes ganhando milhões de dólares, assinando contratos lucrativos e recebendo patrocínio para jogar videogame.

Quais são os principais jogos?

Os 5 jogos que eu vou citar aqui não estão em nenhuma ordem em particular e também não representam todos os jogos competitivos que existem. Eu escolhi apenas alguns dos mais populares e, se você pesquisar mais, encontrará algumas dezenas de outros jogos populares em diversos locais do mundo.

League of Legends (LoL)


O League of Legends é provavelmente o jogo mais popular no mundo dos jogos profissionais, com mais de 67 milhões de jogadores por mês. Mais ainda, o título conta com 27 milhões de jogadores por dia e o jogo já foi responsável por quase 20% dos jogos jogados em computador em 2015, segundo a Raptr.

Counter Strike (CS)


Lançado oficialmente em 1999 e sucesso nas clássicas lan houses do Brasil e do mundo, esse título já garantiu mais de 10 milhões de dólares em prêmios ao redor do mundo, com mais de 540 torneios oficiais realizados. Em 2012, o lançamento Counter Strike: Global Offensive abriu espaço para mais competições, realizando mais de 615 torneios internacionais em apenas três anos.

Dota 2


Dota 2 não é o título mais popular e nem tem torneios com recorde de público, mas isso não impediu esse jogo de ter o título de jogo competitivo mais lucrativo do mundo. Até 2015, os Top 10 jogadores de esports mais ricos eram jogadores de Dota 2. Vocês duvidam? Para vocês terem uma ideia, os Top 5 já receberam o equivalente a 1 milhões de dólares apenas em prêmios de torneios.

Call of Duty (CoD)


Assim como Halo e Counter Strike, CoD também ganhou espaço no mundo dos esportes eletrônicos. Dizem que boa parte do sucesso da franquia Call of Duty se deve aos jogadores casuais que não competem, mas o fato é que os títulos da saga já venderam mais de 150 milhões de unidades desde que o primeiro CoD foi lançado, em 2003.

FIFA


Não é nenhuma novidade que o mundo do futebol arrecada muito dinheiro no mundo todo, certo? E o mesmo pode ser dito da sua contraparte eletrônica. FIFA, embora não seja tão lucrativo quanto os demais jogos competitivos, já distribuiu mais de 80.000 dólares em prêmios, com 66 torneios realizados ao redor do mundo. 

Outros

StarCraft 2, Halo, WoW... muitos são os títulos que figuram entre a nova classe de esportes eletrônicos, que em muito difere dos esportes tradicionais. Mas não se preocupe se você não conhecer a maioria desses títulos – em pouco tempo você vai aprender como buscar mais informações e, quando menos esperar, saberá tudo sobre o seu jogo favorito!

E como diabos eu assisto a uma partida?


Embora você possa ver notícias nos jornais, assistir a uma partida ao vivo é muito mais emocionante e divertido. As principais plataformas para isso são o Twitch, o serviço de streaming do Youtube, a Azubu e o MLG, embora periodicamente você também encontre algumas salas de cinema no Brasil exibindo jogos ao vivo, durante as principais competições.

Além disso, existem alguns sites onde você pode conferir as notícias mais recentes, como a ESPN, o Yahoo, a GosuGamers e o Daily Dot eSports.

Diversão para todo mundo

Mesmo que você não seja um jogador ávido, assistir a uma competição de jogos eletrônicos pode ser uma atividade realmente divertida e emocionante, especialmente se os seus amigos também gostarem. Se você nunca viu um jogo ao vivo, eu recomendo que tire um tempinho um dia e tente – você pode se surpreender.

E o que você acha? O mundo dos esportes eletrônicos te interessa? Existe algum jogo em particular que você mais gosta? Conta para a gente nos comentários! E vai lá no Twitter me acompanhar para ficar por dentro da segunda parte desse artigo, onde eu vou falar um pouquinho sobre quanta grana você pode ganhar nesse mundo!

Cheers!



jogos 3156346363403468092

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online