rpgvale
1599924783602205
Loading...

Equipe Dragão Brasil e Marcelo Del Debbio: O Retorno dos Antediluvianos

Parece que 2016 será o ano em que o RPG encontrará o caminho para uma Nova Era de Ouro. Desde o ...


Parece que 2016 será o ano em que o RPG encontrará o caminho para uma Nova Era de Ouro. Desde o final da década de 90, quando o RPG teve diversos problemas na mídia por causa de acusações falsas de incitar crimes violentos, o fim da Dragão Brasil e a chegada dos MMORPG que os jogos de interpretação não conseguem atingir os patamares da Era de Ouro. Estima-se que hoje em dia o mercado de RPGs seja apenas 10% do que era no final de 1990, quando revistas como a Dragão Brasil atingiam 20 mil exemplares de tiragem e livros nacionais como Arkanun ou Trevas conseguiam façanhas de vendas de 40 mil exemplares. 

Hoje, paradoxalmente, nunca se publicou tantos livros de RPG de qualidade excepcional, porém as tiragens, público e jogadores em eventos despencaram. Enquanto em 2004 o EIRPG chegou a ter 30 mil jogadores exclusivos de RPG, rivalizando com a famosa GenCon no titulo de "Maior evento de RPG do planeta", hoje eventos como o Diversão Offline ou o Curitiba World RPG Fest não conseguem chegar a 3 mil participantes. O EIRPG foi cancelado de 2008 e só retornou timidamente dentro do AnimeFriends em 2015, sendo que na última edição haviam menos de 20 mesas de jogo.

Porém, tudo isso pode mudar nos próximos anos...

Em Agosto, Marcelo Del Debbio fez um financiamento coletivo para publicar seu livro Kabbalah Hermética, contendo todas as bases do Hermetismo, Kabbalah e Alquimia que inspiraram a criação de Arkanun e Trevas, dois dos principais RPGs brasileiros de todos os tempos. A Campanha foi bancada quase que totalmente pelos fãs do Sistema Daemon e dos livros do Del Debbio e arrecadou 350 mil reais em dois meses, batendo vários recordes e garantindo a Del Debbio o prêmio Jack Bauer de maior arrecadação em 24 da história do Catarse (mais de 100 mil reais em dois dias!).

Agora em Outubro, Marcelo Cassaro, JM Trevisan e Rogério Saladino, aliados à Jambo Editora iniciaram um financiamento coletivo para a volta da Dragão Brasil e o resultado foi surpreendente. Em menos de 24 horas conseguiram arrecadar 12 mil reais e bateram várias metas, garantindo assim o retorno da revista mais amada pelos RPGistas de todos os tempos.

Os quatro Antediluvianos do RPG nacional retornaram. Será 2016 o Ano da Gehenna?





Rpg 3530068001100228518

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online