rpgvale
1599924783602205
Loading...

5 RPGs que revolucionaram as salas de aula

Se você gosta de jogos eletrônicos, é provável que você já tenha ouvido falar na sigla MMO – Mass...


Se você gosta de jogos eletrônicos, é provável que você já tenha ouvido falar na sigla MMO – Massive Multiplayer Online. Em resumo, um MMO nada mais é que um jogo online, no qual diversos jogadores de diferentes lugares se unem para trabalhar de modo cooperativo ou para desafiar uns aos outros, desse modo, um MMORPG é um RPG online que pode ser jogado por várias pessoas ao mesmo tempo.

Em um MMO, especialmente em um RPG, o jogo geralmente resulta em um ambiente altamente intelectual e social, no qual os jogadores devem atuar em conjunto e se valer de diferentes estratégias para alcançar os mais diversos objetivos. 

Se podemos usar os jogos para criar um ambiente social e fazer jogadores do mundo todo se unirem e trabalharem em equipe por um objetivo em comum, por que não poderíamos trazer esse mesmo conceito para as salas de aula? A resposta é: você pode. E pessoas do mundo todo já estão fazendo isso.

A seguir, confira algumas ferramentas online que educadores do mundo todo estão usando para transformar suas salas de aula e mudar a maneira como encaramos o processo de aprendizagem.

1 - ClassRealm


Criado por um professor do 6º ano, o ClassRealm transforma a sala de aula em um MMO, onde os alunos podem fazer quests, desafiar uns aos outros em batalhas, juntar experiência, desbloquear conquistas e até mesmo se unir em grupos – tudo isso enquanto competem por pizzas e sorvetes. Ben Bertoli, o criador do ClassRealm, descobriu que não apenas esse sistema fez seus alunos participarem mais das aulas, como as recompensas estimularam alguns dos jovens estudantes a ir além e fazer exercícios e ler livros extras!

2 - Moonbase Alpha


Que tal ensinar mais sobre ciência com um jogo colaborativo criado pela NASA? O Moonbase Alpha pode ser jogado de modo individual ou em grupo, e fornece um ambiente virtual futurístico onde os alunos podem aprender mais sobre diversos ramos das ciências, enquanto exploram uma temática lunar. E o melhor ainda: é totalmente gratuito.

3 - World of Warcraft


Um estudo conduzido pela Universidade do Estado de Nova York uniu professores e game designers. Alunos da graduação da faculdade se ofereceram como voluntários para ensinar inglês para estudantes de escolas na China, usando o World of Warcraft. Os estudantes se uniram em guildas, onde os mais velhos criavam desafios para os mais novos, ensinando termos básicos da língua inglesa. O resultado foi além do esperado: os jovens estudantes chineses amaram a experiência imersiva e rapidamente absorveram uma grande quantidade de palavras em inglês, enquanto se divertiam.

4 - Save the World


Uma iniciativa da Pontifica Universidade Católica do Chile agradou bastante aos estudantes das cadeiras de ecologia. O jogo fez os alunos encararem desafios do mundo real, como a introdução de novas espécies em determinado ambiente, epidemias virais, crescimento de populações e outros acontecimentos. Mais ainda, as respostas dos estudantes eram comparadas com respostas reais, aplicadas por cientistas em diversos casos – uma experiência em primeira mão, muito além da teoria fria de casos hipotéticos.

5 - Virtual Peace


Em tempos de crise, expressar empatia e compreensão parece um desafio cada vez maior para as pessoas ao redor do mundo, não é mesmo? Exatamente por isso que professores e alunos da Duke-UNC Rotary Center para Estudos Internacional na Paz e na Resolução de Conflitos se uniram na criação de um MMO chamado Virtual Peace (Paz Virtual). Nesse jogo, todos devem trabalhar em conjunto para solucionar problemas em um cenário após o desastre causado pelo furacão Mitch. É preciso união para solucionar os problemas de saúde e organizar os recursos necessários para ajudar o povo da Honduras e Nicarágua – falhar em cooperar resulta em mais doenças, mortes e fome. Ou seja, a união e a cooperação de todos é a única solução.

Mais do que apenas alguns exemplos, existem numerosos casos ao redor do mundo de educadores de todas as áreas usando os jogos – ou os conceitos de game design – para transformar a vida dos seus estudantes. Você conhece mais algum exemplo? Conta para a gente no Twitter ou compartilha a sua experiência nos comentários.

Cheers!



thiwtf 3341169231168730248

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online