rpgvale
1599924783602205
Loading...

Afantasia: Perda ou falta de capacidade de visualizar com a mente

Sempre que nós falamos em jogos de RPG nós falamos em imaginação. Todas as descrições e ações ...




Sempre que nós falamos em jogos de RPG nós falamos em imaginação. Todas as descrições e ações dentro do jogo são interpretadas por todos, que visualizam o que está sendo narrado ou descrito em suas mentes. Mas todo mundo consegue fazer isso?

Um estudo descobriu que a capacidade de imaginar imagens em nossa cabeça não é inata, e tem suas variações. Algumas pessoas podem visualizar como se as imagens fossem muito próximas da realidade e outras simplesmente não podem visualizar nada: para essas duas situações, deram o nome de Hiperfantasia e Afantasia.


Eu narro RPG há muito tempo, e para diversas pessoas diferentes, e descobrir sobre esse estudo me assustou, pois eu jurava que todas as pessoas conseguiam imaginar o que eu narrava, talvez não da mesma forma que eu, mas nunca cogitei que alguém poderia não ver nada. Eu e minha esposa, que joga sempre comigo, fizemos o teste disponibilizado pela universidade responsável e tivemos uma enorme surpresa quando descobrimos que somos opostos! Eu com Hiperfantasia e ela com Afantasia!


Na hora, ela ficou bem abalada e muitas dificuldades que ela tem na com algumas coisas fizeram sentido, mas, tirando o sentimento ruim, fiquei aqui pensando (e ainda estou) em como fazer para melhorar a narração de forma que pessoas que tem Afantasia possam ter uma experiência de jogo melhor sendo que elas simplesmente não conseguem “ver” a imagem de uma “vasta planície verdejante com flores brancas, árvores frondosas esparsas se movendo lentamente com o vento frio do outono vindo do norte”. Segundo o estudo, 2,5% da população possui Afantasia!



Vocês já haviam ouvido falar nisso? Como é a experiência de jogo de vocês como narrador ou jogador e pensem se isso influencia na preferência por grid ou não na hora do jogo. Pretendo fazer uma série de posts falando sobre isso e trazendo minhas ideias sobre narração para melhorar seus jogos para todos os seus amigos, afinal, não é justo que as pessoas que tenham Afantasia não possam se divertir tanto quanto nós, que “vemos” em nossas cabeças, não é?

Você pode fazer o teste (em inglês) aqui!


estudos 7359510777350517540

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online