rpgvale
1599924783602205
Loading...

4 maneiras para melhorar sua visualização em mesas de RPG

Anteriormente  eu escrevi sobre uma função do cérebro de visualizar imagens mentalmente e sobr...



Anteriormente eu escrevi sobre uma função do cérebro de visualizar imagens mentalmente e sobre as pessoas que não tem ou perdem essa capacidade. Falei da influencia para quem narra ou joga RPG e decidi trazer algumas das soluções que eu encontrei para solucionar isso nas minhas aventuras. Veja bem, não são coisas que eu inventei, até porque muitos narradores já fazem isso, mas é um compilado de atitudes que ajudam a manter o foco e a diversão para as pessoas que tem Afantasia.

1 - Prepare imagens para a sessão de jogo


Use imagens tiradas da internet, desenhadas ou até mesmo o grid para que os jogadores visualizem onde estão e o que está acontecendo. Não é necessário um alto nível de detalhe, mas se puder situá-los já é um início para coloca-los a par do que você descreveu antes para todos.


2 - Handouts


Imagens dos NPCs, itens e coisas importantes da aventura também são legais! Lembre-se de que por mais bela e completa que sua descrição estiver, alguém que não visualiza nada mentalmente, simplesmente não vai conseguir “ver” o que você está descrevendo. Por outro lado, essas pessoas lidam muito bem com fatos, então, mostrar algo pronto e dizer que é diferente em alguns pontos também ajuda, por exemplo, mostre uma foto de uma espada curta e diga que a espada de gladiador é bem parecida com a imagem, porém não tem a guarda e é utilizada para estocadas. O grid não precisa ser utilizado para todas as regras

O grid pode ser utilizado só como um demonstrativo de onde cada um está, somente para desenhar os locais e assim por diante, você pode até mesmo, usar uma planta ou apenas um desenho ou imagem de algum local, retirado de uma revista ou da internet.

3 - Programas de RPG online


Vários programas te permitem usar e criar mapas e tokens online, eu comecei a usar o roll20 para os meus jogos off-line. Então, quando eu sento para jogar, eu preparo minhas sessões dentro do roll20, músicas, tokens e mapas estão todos lá e eu não uso para contar distância ou alcance, eu apenas uso para que os jogadores visualizem o que eu estou descrevendo para eles. Normalmente eu ligo meu notebook na televisão da sala e pronto! Da para usar o “fog of war” inclusive o que deixa a aventura bem mais legal na minha opinião!



4 - Programas ou pastas de organização


Pensando em ter tudo isso preparado ou programado, é legal usar programas como o Evernote ou pastas na nuvem como o Google Drive para guardar tudo de sua campanha. Crie uma pasta com o nome da campanha e dentro dela tenha uma pasta de NPCs, uma de Handouts, uma de mapas e uma com locais. Ajuda muito e acelera a busca pelo que você quer mostrar a todos na hora do jogo!


Diga pra nós o que você faz normalmente para preparar suas sessões e se você já conversou com seus jogadores, como foi descobrir que um deles tem Afantasia e não consegue “visualizar” suas descrições com a mente?


Rpg 7175006373319410099

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online