rpgvale
1599924783602205
Loading...

Análise: Armello, o Game of Thrones Furry

Você já ficou com aquela vontade de jogar algo, mas não sabia o que? É noite de jogo, já está t...


Você já ficou com aquela vontade de jogar algo, mas não sabia o que?

É noite de jogo, já está tudo preparado: Dados, tabuleiros, miniaturas e acessórios carinhosamente organizados… quando de repente, dá aquela treta e ninguém pode ir.

Não importa se é manifestação, chuva ou um parto às pressas, é decepcionante. Sim, é a verdade. Daí você vai fazer o que? Ficou a semana inteira com aquele anseio por um mergulho no mundo da fantasia e agora vai ficar na mão?

Pensa em uma solução, mas o cachorro/gato e a vizinha de 60 anos, não vão salvar a noite de jogatina…

E agora, José? 


"Quero jogar um jogo de tabuleiro e estou sozinho…”

Relaxa e vem aqui checar este jogo aqui:

Pra quem nunca ouviu falar, esse é o Armello, um jogo de tabuleiro virtual que permite tanto jogar sozinho contra o computador quanto em um Multiplayer Online. Descrevendo assim, parece um joguinho bobo, mas ele guarda boas surpresas.

O título, desenvolvido pela League of Geeks, foi fruto de um projeto lançado no Kickstarter, que em apenas um mês conseguiu atingir a meta necessária para que pudesse virar realidade. Lançado oficialmente em setembro de 2015, o jogo utiliza um mix de habilidades, dados e cartas, para guiar o jogador em sua árdua jornada para definir a sucessão de um reino em decadência.

No começo, a quantidade de informações recebidas pode assustar, mas o jogo traz um prólogo-tutorial que, com sucesso, consegue ensinar todas as regras e, de quebra, ambientar a história, que remete muito à um casamento bem sucedido entre Game of Thrones e Zootopia.

http://i.ytimg.com/vi/Q9YZFFEEzFQ/maxresdefault.jpg

O Rei está morrendo...


Corrompido pela podridão (Rot no original), o rei antes justo e benevolente, se torna um tirano. O reino cai em desgraça e, representados por desafios no tabuleiro, bandidos, pragas mágicas e criaturas sombrias tiram a paz do mundo de Armello.

É neste momento em que emissários dos 4 clãs começam a se movimentar para trazer estabilidade ao reino novamente, seja por motivos nobres ou egoístas, eles irão se digladiar para decidir quem será o sucessor de direito ao trono.

Os clãs são:
  • Lobos: Mais combativos, os personagens do clã do lobo recebem benefícios que vão te incentivar a resolver as coisas na base da mão… ou melhor, espada e arco no caso.
  • Ratos: Membros do clã do rato são mais astutos e irão se utilizar de sua esperteza pra causar problemas e intrigas para seus opositores.
  • Coelhos: Com a fama de ótimos exploradores, os coelhos procuram aumentar seus recursos para virar a mesa a favor deles com truques, equipamentos e magias melhores.
  • Ursos: São os mais espiritualizados e com suas tradições e magias druídicas, irão fazer de tudo para que a podridão seja erradicada do reino.
Os turnos de jogo são representados pelo raiar ou por do sol e a cada vez que um destes eventos acontecem, o Rei sofre alguma condição: No raiar do dia, o rei perde um ponto de vitalidade, ao cair da noite, o rei ganha um ponto de podridão.

… e alguém precisa substituí-lo...


Em Armello, há 4 maneiras de vencer.

O jogo acaba quando o Rei perder todos os pontos de vitalidade, mas o jogo dos tronos não é tão simples assim, certo? Há várias maneiras de fazer com que o rei parta logo dessa pra uma melhor e cabe ao jogador escolher qual caminho vai seguir.












    http://vignette3.wikia.nocookie.net/armello/images/8/8f/King_of_Armello.png/revision/latest?cb=20160307214228
  • Ao nascer do sol, se o rei tiver apenas 1 ponto de vitalidade ele irá perecer e em seguida, aquele que tiver mais Prestígio irá ser coroado como o próximo rei. Há diversas maneiras de se conseguir prestígio: Pode ser cumprindo as quests dadas por NPC’s, matando jogadores procurados, salvando cidades aterrorizadas… entre outras.
  • Se, antes de ser consumido pela podridão, o rei for morto por um jogador, este mesmo jogador será coroado como o rei… Parece fácil né? Não é tanto, porque o rei bota pra quebrar e caso o jogador morra no processo a coroa vai para quem tiver mais prestígio - Não seria um problema tão grande se isso não significasse perder todos os pontos por tentar assassinar o rei…
  • Existe no jogo algumas pedras sagradas chamadas Spirit Stone, elas aparecem aleatoriamente em um terreno específico (O círculo mágico) ou podem ser conseguidas por meio das quests citadas anteriormente. Na posse de 4, o jogador consegue purificar o Rei - um final feliz.
  • Caso seja do clube dos trevosos, essa é pra você! Durante a partida, o jogador também pode conseguir pontos de podridão. Se o objetivo for ganhar deste modo, é preciso ter em mente que a estratégia só dará certo quando possuir mais pontos de podridão do que o rei… usar e abusar de toda a fonte de corrupção que encontrar durante o jogo para finalmente,  manter Armello sob um véu de sombras do qual nunca deveria ter saído.


https://rpgrabbit.files.wordpress.com/2015/03/armello-bunny-1.png


As ferramentas do ofício


Pra conseguir chegar (bem) até o final do jogo, o jogador precisará se atentar aos seus atributos e em como eles influenciam cada estratégia de jogo.
  • Fight / Luta: Representa quantos dados (d6) você terá para usar nos combates.
  • Health / Vida: É o HP do personagem!
  • Wits / Astúcia: Quantidade de dados usados em perigos jogados por NPC’s ou PC’s. Também diz quantas cartas se pode ter na mão.
  • Spirit / Espírito: É o número de pontos de magia que disponível, além de ser a quantidade de magia recuperada ao anoitecer.
A intenção é que durante o jogo, se aumente esses stats por meio de quests ou cartas.

Pra ser prático: Todo começo de turno, sacam-se cartas até ter na mão um número igual ao stat de astúcia/wits. Elas podem ser escolhidas entre Equipamentos que melhoram o ataque e chances de sobrevivência, Magias com efeitos diversos e Truques sujos pra atazanar a vida dos inimigos.

E eu vou querer jogar porque?


Além de ser um jogo visualmente bonito, Armello tem uma taxa de replay bem alta, já que cada partida gera um tabuleiro e conjunto de quests novos, adicionalmente a grande quantidade de cartas abre várias possibilidades de combinações, permitindo uma gama maior de estratégias pra cada vez que você jogar.

Por ser um jogo recentemente lançado e com grande apoio da comunidade, a quantidade de updates e materiais sendo produzidos é bem bacana. Vale a menção aqui do Clã dos Bandidos, que foi liberado para algumas das pessoas que contribuiram no financiamento coletivo, e que em breve, será liberado também como DLC’s.

Por último e mais importante: as cenas de combate. Elas são muito legais, e dá até pra sentir que é o jogador quem rola os dados.

Tem gente tão empolgada com o jogo, que até quadrinho estão fazendo!

https://mholes.files.wordpress.com/2015/01/armello2.jpg

Então é um jogo perfeito?


Por mais que o jogo agrade, é preciso admitir que ele peca em alguns pontos.
Justamente por ser um jogo novo, ainda faltam opções de customização pra fazer estratégias mais ousadas.

Explicando: Se estiver jogando com o clã do lobo, obviamente a estratégia mais indicada será virar uma máquina de guerra, ir até o palácio e chutar a bunda do rei, certo?

Pois bem, seus oponentes também terão esta noção e com certeza irá jogar exatamente contra. Depois de jogar um bocado, vai ser fácil manjar todos os personagens e as linhas de ação mais viáveis… ou seja, dificilmente um Coelho vai ser utilizado pra tentar uma vitória por combate.

Tem também a questão da DLC né? Vamos torcer aí pra não ser uma facada nos nossos corações já tão maltratados neste tema (SW Battlefront, alguém?)

Vamos jogar?


Por todas as considerações feitas, Armello recebe um sólido 8/10: ótimo pra quando quiser matar aquela vontade por um jogo de tabuleiro e estiver a toa, ou até mesmo pra quando estiver com preguiça de bagunçar/limpar a mesa.

Gostou e quer jogar? Armello está disponível na Steam e na PsStore, e rumores dizem que ele vai chegar também na XBox Live.

Já conquistou Armello várias vezes? Diz aí qual clã e estratégia vocês preferem usar!

13639980_1138605299529989_592483865_o.jpg
RPG Games 8701285452931987328

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online