rpgvale
1599924783602205
Loading...

Star Wars VII, os Spoilers e os Haters

Demorei para ir assistir o Despertar da Força nos cinemas, muito devido a Vibe excessiva feita s...



Demorei para ir assistir o Despertar da Força nos cinemas, muito devido a Vibe excessiva feita sobre o filme (e porque prefiro StarGate) então sei que não há muito de novo que pode ser dito sobre o filme, mas muito pode ser dito sobre os spoilers e os haters, até porque spoilers são o demônio do momento e estamos na internet, habitat dos hatters.

O filme em si é bom, nada de muito fantástico, recheado de clichês e cenas previsíveis. Mas como me disse um bom amigo "é Star Wars cara, eles tem o direito de fazer isso!". Contudo, o filme como muita gente já disse antes de mim, conseguiu criar um vilão interessante e trabalhar bem dois protagonistas e isso por si só já é um grande mérito devido ao peso que o selo tem.

O grande problema em Star Wars são as reações das pessoas em relação ao filme, bem como ocorre com qualquer filme que tenha uma grande quantidade de fans. As redes sociais são uma ferramenta maligna a quem quer evitar spoilers sobre suas obras de interesse e inevitavelmente alguém que esteja menos preocupado ou a própria rede ao tentar ajustar seus interesses invariavelmente vai trazer spoilers até você e nada pode ser feito sobre isso. A internet serve para trocar informação e esperar que as pessoas não façam isso é negar a própria essência da internet, ainda mais em uma era onde Google e Facebook possuem algoritmos para filtrar suas preferencias e jogar informações de seu interesse na sua timeline praticamente todo o tempo.

Claro que os spoilers são um problema para quem gosta de apreciar filmes, séries, livros e quer saborear a surpresa, não negarei este fato. Quem solta spoilers intencionalmente apenas para estragar a diversão alheia demonstra uma antipatia digna de indignações por parte de quem é prejudicado. Mas até que ponto isso é justificável? Ao meu ver até o ponto em que o tópico dos spoilers entra em determinismos como "spoilers estragam o filme" ou "a percepção que você vai ter do filme será ruim se receber spoilers" que foram duas frases que me disseram nas ultimas semanas. Muita gente não se importa com Spoilers (como eu por exemplo) e isso não deveria ser um problema para as pessoas que se importam, tão pouco dá o direito de qualquer um julgar quem prefere ver filmes com spoilers, é direito de cada um apreciar a obra dentro de suas individualidades. Contudo, quem tem o direito de usar as redes sociais?

Brigas, perca de contatos, troca de ofensas, julgamento de valores...vivemos em uma sociedade onde um mero filme é capaz de causar estas reações? E quando falo "mero" estou sendo literal, pois mesmo que um filme seja uma referência a cultura pop e influencie gerações, ele não deixa de ser apenas um filme, uma obra de arte que deve ser encarada como tal e nada mais. Falta um pouco de maturidade de nossa comunidade para se lidar com a internet e isso não é pontual a esta questão, tão pouco é um problema recente, vide as reações exacerbadas das comunidades de fans desde o episódio IV.

De outro lado, após ver o filme surgiu outro problema, os haters. Muita gente esta julgando o filme e os personagens baseado em conceitos absurdos, como os protagonistas serem uma mulher e um homem negro, algo que nem preciso debater, vocês podem parar esta leitura por um instante e ler a postagem do Ale Santos sobre a questão etnica aqui mesmo no RPG do Vale, bem como as postagens da Lady Sybylla sobre representatividade no blog Momentum Saga sobre a importância da representatividade e sobre o como isso incomoda. Os dois tem bem mais do que eu a falar sobre estes assuntos, então vale a pena ler eles.

Há também muitas criticas ao ator e a construção do personagem do Kylo Ren, [spoiler a seguir] mas temos de ter em mente que ele é um personagem que ainda esta passando pela transição entre ser um aprendiz e um mestre, que é alguém tentado pela luz e altamente emotivo, um vilão a ser odiado. Portanto se você não gostou dele e esta querendo ver ele morto, com toda certeza fizeram um bom trabalho com ele. Além disso, vi muitas críticas diferentes sendo feitas sobre questões de ciência em Star Wars, algo que pode ser facilmente rebatido com uma simples afirmação feita por twitter da @metalgeisha "FILHO É UM FILME QUE TEM SOM NO ESPAÇO FICA DE BOAS AÍ". Antes de criticar Star Wars quanto a questões de ciência vale lembrar que estamos falando de uma obra de Space Opera, onde os critérios para construção da história são um pouco diferentes dos tradicionalmente prezados para Ficção Cientifica de forma geral.

Bora aguardar o episódio VIII pessoal, mas desta vez, se espelhem nos Jedi, tentem contratar suas emoções e evitem ser antipáticos, respeitem o rolê dos amiguinhos.

spoiler 5534892127434947372

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online