Entenda a chacina no episódio final de Game Of Thrones S05



Antes de tudo, este post contém spoilers, muitos.  Agora podemos conversar.

Martin havia comentado há um bom tempo (ano passado) que ele faria uma ação transmídia: afastaria o arco narrativo da série e do livro, para depois afunilar e liga-los novamente. Pois foi isso que pudemos ver ao longo da Quinta temporada.

Personagens novos, como o garoto Edd ganharam importância, mas não tanto quanto acontecimentos inéditos como o estupro de Sansa "Stark" Bolton.  


Então veio a noite de ontem, o último #DominGOT do ano e uma enxurrada de mortes saltaram aos nossos olhos. Teve morte de moral, como no caso da Cersei


Ela passou pela caminhada da vergonha e eu gostaria de dizer que foi um dos momentos mais impactantes do episódio, talvez o mais dramático sim... ela chorou e desmoronou a pose de Rainha mãe que foi construída desde que assumiu o posto.

Myrcella Baratheon foi outra vítima, em uma morte não muito bem aproveitada, todo o plot e núcleo de Dorne não me gerou empatia. As "Serpentes de Areia" no final envenenaram a garota que morreu nos braços do seu tio e pronto.


Theon, sim, Theon... ele voltou, depois de matar Myranda e de mãos dadas fugiu com Sansa saltando as muralhas de Winterfell. A narrativa em torno de Theon deveria ter sido construída mais, acho que o episódio passou meio que correndo para esse conflito. Como um cara que renega sua própria personalidade por 9 episódios decide de uma hora pra outra voltar?

Arya Stark mostrou que ainda não consegue ser ninguém, ela ainda está apegada a sua lista. E foi atrás de Meryn Trant em uma das melhores cenas de ontem  

Brienne enfim encontra Stannis, assistam a cena  e tirem suas próprias conclusões.
Impressão minha ou a morte dele não foi explícita? - Isso pode significar que, não aconteceu. 

Agora uma morte que realmente aconteceu e chocou a todos foi a de Jon Snow. Morto pelo grupo de corvos que não compactuava com seus ideais.




Jaqen h'ghar se matou.  Na verdade a série nos levou a crer que ele nunca existiu ou se existiu é uma personalidade compartilhada por tanta gente que não há como dizer quem realmente é. Isso explica a antipatia que tem com Arya.

O que esperar da sexta temporada? Acredito que poderemos ver Snow trocando de pele ou ressuscitado pela Mellisandre e Stannis se aliando a Brienne para matar os Bolton.  O que acham?
Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário