Despreparado? Nunca!


Hey, pessoal!

Você certamente já pensou em mestrar uma aventura. E, como mestre, você certamente já se viu em situações onde foi necessário preparar uma aventura com antecedência - ou ter que improvisar tudo loucamente na hora.

Preparar aventuras pode ser tedioso e chato. E foi pensando nisso que nasceu o Never Unprepared - The Complete Game Master's Guide to Session Prep!
Ok, ok. Eu sei. 

Existem vários lançamentos a respeito disso e a própria Wizards já cansou de lançar Livros do Mestre e material para facilitar a vida do mestre, incluindo aventuras já prontas e textos para você decorar e repetir aos seus jogadores.

Então o que torna esse livro algo diferente? Vem comigo e vamos descobrir!

O que é o Never Unprepared?

O Never Unprepared traz algo novo. Ele não é um conjunto de tabelas, encontros aleatórios e regras que o mestre deve usar. Tampouco ele foca em um determinado sistema ou tipo de jogo.


O foco do livro é justamente o ato de preparar as sessões, criar anotações e manter o controle sobre o que vai acontecer no jogo. Nas palavras de Phil Vecchione, escritor de Never Unprepared:

Meus objetivos ao escrever esse livro eram compartilhar minhas próprias experiências (e técnicas) para preparar uma sessão, e tornar o ato de prepara-la muito menos doloroso - e talvez até mesmo prazeroso - para o mestre.

Em resumo, o livro ajuda o mestre a identificar suas necessidades e utilizar técnicas de preparação adequadas ao seu estilo de jogo. O trabalho de preparar o jogo continua sendo seu, mas o livro talvez torne as coisas menos chatas.

Never Unprepared foi feito para ser lido, compreendido e adaptado ao seu estilo de jogo como mestre. Como todo bom livro sobre criação de jogos, você pode usar aquilo que lhe convir e descartar o que não funciona pra você. É simples assim.

O livro

Pessoalmente, eu não curti muito o projeto editorial. 

Na primeira leitura, pode ser que você tenha a sensação de estar lidando com um volume muito denso de informações. O livro é todo em p&b, com algumas ilustrações ao longo do texto, deixando a leitura mais leve. Na versão original, Never Unprepared tem 129 páginas - não é nada que você não consiga ler rapidinho.


Um ponto muito bacana é que temos capítulos recheados de experiências pessoais do autor: ele apresenta toda a teoria e termina com uma situação-problema que vivenciou, mostrando como resolver o problema em questão.

Além disso, o livro traz uma análise de cada fase da preparação do jogo; modelos para sessões, cenas, NPCs e combates; conselhos práticos para selecionar ferramentas e como conseguir tempo para se preparar para cada sessão; como identificar seus pontos fortes e fracos e o que fazer se tudo der errado. 

Resumindo, é um trabalho bem completo e leitura obrigatória para mestres novatos e veteranos!

Versão brasileira

No Brasil, o lançamento ficou por conta da Pensamento Coletivo. "Despreparado? Nunca! O guia completo dos mestres para preparação de sessões" está disponível para em pré-venda com envio previsto para abril/2015.

A promessa é ser exatamente como o original: miolo p&b, em papel sulfite 90g/m2 e capa colorida em supremo 300g/m2. Parece que a única diferença do projeto brasileiro para o original, é que o brasileiro terá acabamento em laminação fosca e verniz na capa.

Mais informações podem ser vistas no site da pré-venda.

E vejo vocês nas mesas de jogo!

Cheers!

UPDATE: 

03/07/2015: O guia já está disponível para pronta entrega!

Atenção: sugestões de reviews, oferendas, peças de ouro e convites para sessões de jogo podem ser enviadas para @thiwtf. E me mandem churros. Tudo fica melhor com churros. E não deixa de clicar aqui!

Share on Google Plus

About Thiago Fernandes

Thiago Fernandes é game designer, community manager e tradutor de jogos, com participações em sucessos como Pokemon GO. Sua especialidade é usar o poder das narrativas para criar experiências épicas para os jogadores.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário