rpgvale
1599924783602205
Loading...

#BGS2014: Resumão do evento e aonde estava o RPG de mesa?

Olha só roleplayerzada, ontem no último dia da BGS e dia dos Hobits, também conhecidos como cria...


Olha só roleplayerzada, ontem no último dia da BGS e dia dos Hobits, também conhecidos como crianças, fora da Terra Média, o RPG Vale teve o prazer de fazer uma cobertura como imprensa e passeamos por todos os estandes para trazer agora um resumão do que pudemos perceber.

Eu estive no primeiro Brasil Game Show, que aconteceu há 3 anos atrás... e o que posso dizer é que o evento encolheu. E muito tem se falado sobre isso, algumas empresas como a Riot e a level Up abriram mão de participar este ano.  O que fez com que um dos espaços mais movimentados do evento não estivesse presente: o campeonato de League of Legends - e apesar de eu odiar a Level Up tenho que confessar que seus cosplays fazem falta.

A Blizzards que esteve na segunda edição do evento (tornando ele mais fenomenal ainda) também não compareceu agora em 2014 - para meu desespero. Então ficou bem evidente um certo vácuo entre os expositores.

As atrações e brindes também diminuíram. Lembro que após meia hora da primeira edição do evento eu não sabia mais como segurar canetas, sacolas, bonés, adesivos (até ganhei duas camisetas da Hoplon) e presenciei atividades interessantes em uma porrada de local. Era mesmo como um microevento em cada ponto do BGS.   Eu imaginei que no dia 12, por ser dia das crianças haveriam várias coisas assim também... e não vou mentir, alguns lugares estavam bem animados.  A Arena Americanas por exemplo estava com uma bela programação com game shows, entrevistas e coisas do tipo.

Mas com a redução dos expositores e das atrações as filas se intensificaram. Tinha fila pra pegar a fila principal pra jogar alguma coisa.

Se você chegasse cedo e fosse atrás só dos games mais badalados do evento poderia passar 4 ou 5 horas e apenas ter experimentado uns 3! 

Sério, não valia a pena. E pra conseguir um poster em alguns lugares, eram necessários 3 carimbos que significavam que você passou 3 vezes pela fila para jogar algo.  Era muita fila e elas estavam desorganizadas, no espaço XBox por exemplo me trocaram de fila 3 vezes e eu não estava entendendo pra onde ir.



Eu pensei que os Indies poderiam ganhar com isso, afinal é mais gente andando pelo local e procurando outras alternativas.

No pavilhão Indie os expositores eram poucos, nem poderiamos chamar de pavilhão indie. Porém, quem estava lá estava pra valer. Alguns nomes como Garage 227 Studios, Firasoft, Reload. Mas, claro... mesmo o melhor estande Indie era ofuscado pelas mega-estruturas dos grandes games que estavam ao redor. - um sinal de que não organizaram bem o local, se querem dar incentivo aos indies, isso não deve acontecer.




Senti falta de empresas de RPG de mesa nesse pavilhão, o investimento pode parecer alto, mas a quantidade de pessoas que passavam por lá e conheciam os novos títulos é imensa. Fora o engajamento que acontece.  Muitos livros foram vendidos na BGS e a Saraiva mantinha uma das maiores estruturas do evento, que justifica a ideia.

Era uma bela hora pra um estande de Dungeons & Dragons, mas as empresas rpgistas preferem sempre investir nos mercadinhos da esquina e depois falar que o mercado é pequeno mesmo e que nunca vai crescer. 

Então tenho que bater palmas mesmo para a Galápagos, que está crescendo de uma maneira intensa e pelo visto com um planejamento muito inteligente. O Estande deles estava muito bonito, os jogos enxiam os olhos de quem passava por lá e muita garotada #Gamer saiu de lá com um cardzinho ou com o interesse em um board game.  Eu não tenho dúvidas de que ela ganhou relevância e valor de marca. (aliás vou fazer um post a parte para falar da conversa que tive com o pessoal da Galápagos). 




Apesar dos pesares pelo RPG tabletop, eu fiquei piraaado com lançamentos como Mortal Kombat X e Shadow of Mordor do qual consegui alguns posteres. Quem mandou bem também foi a Ongame, que estava promovendo um campeonato de Point Blank e me deu alguns Keys do Chaos Online que vou distribuir com algumas machadadas pelo twitter. Então me sigam por lá e comentem aí o que acharam do evento  ;)


evento 437406359101611148

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online