rpgvale
1599924783602205
Loading...

Manifesto - Só a Leitura Salva - além de boas rolagens nos dados.

Crucial para a aprendizagem e desenvolvimento de nós, seres humanos, a leitura enriquece vocabu...


Crucial para a aprendizagem e desenvolvimento de nós, seres humanos, a leitura enriquece vocabulário, amplia nosso conhecimento e através dela podemos sanar dúvidas sobre a escrita e fala, indo mais além, ela auxilia nossa capacidade de interpretar, tanto textos quanto o que outras pessoas falam. 
O RPG é um dos meios mais divertidos de praticar o bom hábito da leitura, certo? Sim. Foi exatamente por meio deste jogo que aprendi a gostar de ler, primeiramente, os manuais, depois, as histórias dos mundos onde jogava, até chegar, finalmente, nos romances. 

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."- Carlos Drummond de Andrade

Quando a leitura é incitada ainda na infância, é inegável o seu poder de transformação, a criança desenvolve de modo incrível sua imaginação, criatividade, além de estar caminhando para ser um cidadão culturalmente ativo. 
E tem gente que ainda acredita que o nosso amado RPG é algo do maléfico. 
E esses efeitos não são exclusividades das crianças, ocorre o mesmo nos adultos. Porém, acontece que, principalmente em nosso querido país, a maioria da população não gosta de ler. Eu não fico indignado, bravo ou reclamo e discuto com pessoas que não gostam de ler, ao contrário, busco, sutil ou bruscamente, espalhar um pouco do meu amor por esta arte, para isso escrevo sobre literatura no meu blog Legado das Palavras. Contudo, acredito que o propósito deste blog, além de difundir minhas opiniões RPGistas e trazer matérias interessantes sobre o tema, é despertar o interesse em quem não é acostumado a ler - se o interesse se voltar ao RPG, melhor ainda. 

"A leitura engrandece a alma."- Voltaire

Através da leitura visitamos tempos remotos, agregamos conhecimentos, embarcamos em novos mundos, não só os benefícios, mas o prazeres são muitos. Jogar RPG é quase como ler uma história, afinal, o nível de leitura é alto, o jogo também estimula o raciocínio e a imaginação. A diferente de ler um romance e jogar RPG é: você torna-se o protagonista da história. Conheci o RPG aos 12 anos - muito mais tarde do que gostaria -, na ocasião, ganhei alguns manuais de 3D&T, comecei a ler, chamei outros amigos e assim se formou meu primeiro grupo de RPG - do qual confesso, tenho saudade. Eu posso afirmar que o role playing game me aproximou da literatura, serviu como base para que eu pudesse me agarrar na leitura. 
Enfim, meus amigos próximos sabem como sou, insisto veemente para que leiam cada vez mais, busco falar exaustivamente de um livro, destacar e enaltecer todas as qualidades da obra, com o intuito de irem atrás e lerem. Através disso - e dos meus blogs e artigos literários - busco "espalhar a palavra literária" e angariar novos leitores, afinal, todos nós ganhamos com um mundo cada vez mais repleto de leitores, não? E seria bem legal um mundo abarrotado de RPGistas...  
E foi nesse hype que encontrei o manifesto do vídeo abaixo. Muito bem produzido e com uma mensagem muito significativa que, sem dúvidas, merece ser divulgada e repassada a todos. Assista e caso queira expressar sua opinião, utilize os comentários.
  

Música: Quiet Company - How do you do it
Produção: Pele de Cordeiro
Roteiro: Aline Valek
Fotografia e Edição: Marcos Felipe
Ilustração: Douglas Reis
As mãos que aparecem: Cavi Loos, Douglas Reis e Aline Valek

Muito legal, não? E você, já angariou quantas almas para a literatura ou para o RPG? Eu concordo com o nome do manifesto: "Só a leitura salva". Mas não podemos negar que boas rolagens nos dados (conhecidas como boas ações, na vida real), são vitais. 
Rpg 6021322877623541276

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online