rpgvale
1599924783602205
Loading...

Zombicide - um jogo cooperativo de caça ou caçador, em uma cidade infestada de zumbis

Para comemorar o dia das bruxas e dar minha contribuição para a Semana do Terror aqui do RPGVale,...


Para comemorar o dia das bruxas e dar minha contribuição para a Semana do Terror aqui do RPGVale, trago até vocês um dos meus jogos favoritos, Zombicide!

O quê?? Você nunca ouviu falar desse jogo?? Em que mundo você vive?!

Ok, dessa vez eu deixo passar.

Zombicide é um boardgame cooperativo, ou seja, todos jogam contra o tabuleiro. Ele foi lançado em 2012 pelas empresas Guillotine Games e CoolMini or Not, através de financiamento coletivo pelo Kickstater. Em 2013 foi a vez dos brasileiros conhecerem esse jogo fabuloso, trazido para as terras tupiniquins pela Galápagos Jogos.

Se você acompanha a série (ou lê as hqs) de The Walking Dead, você já está no espírito de Zombicide. O jogo base comporta de 1 a 6 pessoas (isso mesmo, você pode jogar sozinho se não tiver ninguém para lhe acompanhar) e cada jogador escolhe um dos sobreviventes (ou mais de um se estiverem em menos pessoas na mesa) de um apocalipse zumbi.

Para iniciar a partida você deve escolher uma missão, montar o setup inicial e posicionar os sobreviventes. Cada missão traz uma série de objetivos que devem ser cumpridos para que os jogadores vençam a partida. A cada rodada novos zumbis vão surgindo no tabuleiro e a coisa pode ficar feia, bem feia diga-se de passagem.

Os jogadores podem fazer uma série de ações, como mover-se, abrir portas, pegar objetivos, fazer buscas e claro, matar zumbis ... matar muitos zumbis. E esse é um ponto interessante do jogo. Conforme a matança de zumbis vai acontecendo, o sobrevivente sobe de nível. Todos os jogadores começam no nível azul. Após matar alguns zumbis, o jogador atinge o nível amarelo, depois o nível laranja e por fim, o vermelho. Cada uma dessas cores aumenta a dificuldade do jogo, mas em contrapartida, o jogador ganha uma nova habilidade cada vez que ultrapassa uma delas.


O visual do jogo é fantástico, com diversas miniaturas bem trabalhadas, os mapas com desenhos muito bem feitos e a qualidade impecável. Esse é outro ponto que fez Zombicide tornar-se um dos carros chefe da Galápagos aqui no Brasil. Eles trouxeram o jogo com a mesma qualidade de componentes do americano.

A caixa básica vem com 6 sobreviventes, cada um com suas particularidades e habilidades diferentes e conta com 4 tipos de zumbis, os Lerdos (tranquilo, desde que você não fique na mesma área com um batalhão deles), os Corredores (os mais perigosos do jogo, pois têm duas ações por turno), os Balofos (são bem chatos de matar, além de trazerem sempre dois Lerdos junto com eles) e a Abominação (única no jogo e só poder ser destruída por um Molotov).

Engana-se quem acredita que o jogo é simplesmente matar zumbis e subir de nível. Um alto nível de estratégia é necessário, dependendo da missão e da sorte dos jogadores na partida. Sim, a sorte, pois algumas cartas podem literalmente ferrar com a vida dos sobreviventes (quando você estiver próximo dos Corredores, reze para não tirar uma carta de ativação extra para eles. Pode ser o fim).

E o sucesso do Zombicide pelo mundo afora não poderia ficar somente na caixa básica não é?! Em 2013, um segundo financiamento coletivo trouxe a chamada Season 2, composta pela caixa stand alone Prison Outbreak e pela expansão Toxic City Mall. Mas falaremos deles em uma outra oportunidade.

Se você gosta de um bom jogo de ação, um thriller de terror ou ainda uma boa dose de risadas (combinadas com a tensão de um apocalipse zumbi), com certeza Zombicide é o jogo certo para você.

Neste momento o jogo base está esgotado na Galápagos, mas voltará nas próximas semanas para o estoque, mais tardar em dezembro já estará disponível. Enquanto isso você pode acessar o hotsite oficial do jogo e baixar o manual de regras, além de 10 missões extras (o jogo base vem apenas com 10 missões) para se familiarizar com o jogo.

E se você tiver qualquer dúvida em relação as regras do jogo, pode enviar um e-mail para toconfuso@galapagosjogos.com.br, um canal aberto pela editora para tirar dúvidas dos seus jogos.

Recomendo muito também a participação no grupo Zombicide Brasil do Facebook. A galera lá entende tudo do jogo e compartilha qualquer informação pertinente ao universo de Zombicide. Claro que tem muito material extra lá também! https://www.facebook.com/groups/zombicide.


Dica importante

Controle o número de zumbis que cada jogador vai matar. Quando um jogador atinge a próxima cor, todos passam a jogar naquela dificuldade do jogo, porém, apenas o sobrevivente que atingiu a cor terá uma nova habilidade. Ou seja, garanta que os jogadores estarão bem próximos de subir de nível quando alguém atingir a próxima cor, senão o jogo poderá ficar bem difícil para alguns sobreviventes.

Bom apocalipse zumbi para você! 
Galápagos Jogos 7858459534855432616

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online