rpgvale
1599924783602205
Loading...

Hero Quest - do saudosismo à edição comemorativa de 25 anos.

Olá roleplayers e boardgamers! Tenho certeza que muitos de vocês que estão lendo este post já j...

Olá roleplayers e boardgamers!

Tenho certeza que muitos de vocês que estão lendo este post já jogaram Hero Quest, um jogo de tabuleiro que foi muito popular nos anos 90 e chegou ao Brasil pelas mãos da Estrela. E digo mais ... tenho certeza que A MAIORIA de vocês entrou no mundo do RPG por causa do Hero Quest, certo? É, eu tinha certeza disso.

Hero Quest foi lançado originalmente em 1989, criado pelo game designer Stephen Baker e claramente influenciado pelo hype RPGista dos anos 80. O jogo estilo fantasia medieval recriava a experiência de explorar masmorras e matar monstros, presente no mais popular RPG do mundo, o Dungeons & Dragons, só que em um tabuleiro e com miniaturas. O jogo também apresentava a figura do “mestre”, um dos jogadores que era o responsável por controlar as criaturas, armadilhas e “coisas” gerais do jogo. O sucesso do jogo trouxe também diversas expansões e se não me engano, duas delas foram lançadas no Brasil pela Estrela.

Apesar de Hero Quest ser um sucesso aqui no Brasil, um “defeito” deixava os jogadores mais experientes um tanto quanto irritados. As miniaturas do jogo brasileiro eram feitas de papel, enquanto o jogo original trazia belas miniaturas fabricadas em resina.

Por questões burocráticas e mercadológicas (alguns dizem inclusive uma briga judicial), o jogo foi descontinuado lá fora e consequentemente parou de ser comercializado por aqui também, tornando-se um clássico cult dos jogos de tabuleiro e um item de saudosismo para os veteranos rpgistas.

Mas eis que a empresa GameZone (não entendi se ela é espanhola com sede no Canadá, ou canadense com sede na Espanha, mas ...) resolveu trazer para luz o querido jogo que estava jogado e esquecido no limbo dos jogos de tabuleiro, lançando a edição comemorativa de 25 anos. E como não poderia deixar de ser, o novo Hero Quest foi lançado para financiamento coletivo através do Kickstater. Em questão de horas, o jogo já tinha sido bem sucedido em sua meta e ultrapassado o valor em cerca de 6x o inicial. Ou seja, Hero Quest 25TH já é um sucesso tremendo no Kickstarter.


Logo que o financiamento foi aberto, uma onda de comentários e tópicos em fóruns e comunidades de boardgamers apareceu e aqui no Brasil, claro, muita gente reclamando dos valores (eu mesmo inclusive). Apesar de ser um grande clássico e muita gente querer apenas para ter de volta (em nova versão) esse fantástico jogo, as recompensas oferecidas não são muito atrativas e o valor a ser pago, para conseguir acesso às metas estendidas, é cerca de $150,00. Se você parar para pensar que terá que converter esse valor para o real (o que já quebra as pernas com o preço atual do dólar), pagar o valor do frete, que deve ficar bem caro por causa do peso do jogo e ainda correr o risco de ser taxado pela receita quando o produto chegar por aqui, o valor pode ultrapassar os R$ 700,00, o que seria um absurdo, mesmo se tratando de um jogo clássico como esse. Com esse valor, por exemplo, dá para você comprar o Descent Journeys in the Dark com duas (ou três) expansões e ser muito mais feliz! Sim, Descent é um jogo muito mais legal do que o Hero Quest .. falaremos dele em um post futuro.

A parte boa (será?!) é que o jogo será entregue apenas no final de 2014 (aqui no Brasil, provavelmente, chegue só em 2015 para os financiadores) e se você for taxado, pagará esse valor apenas quando o jogo chegar por aqui. Mas essa parte também é ruim, porque você financiará o jogo e receberá só daqui a um ano, se der sorte.

O JOGO

A mecânica de Hero Quest é o famoso dungeon crowler, onde os jogadores montam o tabuleiro que representa uma dungeon. Um dos jogadores representa Zargon e é o vilão do jogo. É ele quem guia a aventura e a campanha que os jogadores estão participando. Cada mapa da aventura traz o posicionamento dos monstros, mobílias, portas e outros aparatos, além do objetivo de cada missão.

Muitas vezes confundido com RPG, por causa da sua ambientação, leitura da história da aventura no início da partida e a presença de um “mestre” (Zargon) Hero Quest é amado por muitos e odiado por alguns (rpgistas mais fanáticos que não conseguem enxergar um palmo além do D20).

25 ANOS

A edição de 25 anos do Hero Quest traz em sua caixa básica:

- 1 tabuleiro (dupla face);
- Divisória do Mestre;
- 8 dados;
- 1 livro de regras;
- Aventura inicial “Nenhuma ameaça será esquecida”
- 8 cartões de aventureiro;
- 86 cartas;
- 46 miniaturas de resina plástica;
- 48 elementos de cenário em resina (mobílias, portas, baús, pedestal gárgula, sarcófago e outros);
- 35 fichas de resina.


Um grupo no facebook já foi inaugurado para discutir a respeito do jogo e mostrar que os gamers brazucas querem o jogo em português aqui em terras tupiniquins, mas a GameZone já deixou claro que, sim, existe a possibilidade do jogo ser produzido em outros idiomas, porém, se os apoios forem dados em peso no KS. Ou seja, se muitos, mas digo, muitos mesmo, jogadores brasileiros apoiarem o financiamento, pode ser que o jogo ganhe uma versão em português. Mas com esse preço, não acredito muito que os brasileiros façam força para ganhar uma versão brazuca do jogo. De qualquer maneira, para fazer parte do grupo acesse https://www.facebook.com/groups/328568040618050.

Se você está com uma grana disponível e quer garantir a sua cópia de 25 anos do Hero Quest, é só acessar http://www.kickstarter.com/projects/2113976860/heroquest-25th-anniversary.

DO FUNDO DO BAÚ

Para relembrar um pouco mais das aventuras de Hero Quest e trazer à tona o saudosismo que o jogo evoca, confiram abaixo uma das aventuras publicadas na extinta revista Dragão Brasil, ainda nos primórdios da publicação, em sua 6ª edição.



...

- ATUALIZADO -

Algumas horas após a publicação deste post, a página do projeto no Kickstarter saiu do ar. A mensagem diz que é por causa de problemas com direitos autorais. Como eu disse, no passado rolou uma briga judicial e acho que a contenda se estende até hoje. Vamos aguardar para ver o que acontece! 

...

Rpg 1899192980794016962

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online