rpgvale
1599924783602205
Loading...

Runicards - impressões sobre o cardgame brasileiro de ação e aventuras

Há pouco tempo atrás, durante o evento AGE Campinas (falei dele aqui no meu primeiro texto ) pegue...

Há pouco tempo atrás, durante o evento AGE Campinas (falei dele aqui no meu primeiro texto) peguei diretamente com o criador do jogo, Rovalde Banchieri, minha cópia do excelente Runicards, um cardgame nacional cheio de monstros e aventuras. A pesada caixa básica do jogo já traz tudo o que é necessário para jogar uma partida de Runicards, tabuleiro, marcadores e as cartas, muitas cartas.



Runicards foi lançado pela Kalango Analógico, editora criada por Rovalde justamente para dar vida ao jogo, em uma campanha de financiamento coletivo. Aliás, o financiamento coletivo foi responsável pela excelente qualidade e quantidade de material presente no jogo. Foram 60 dias de campanha, novas metas sendo batidas a cada semana e muitos monstros e heróis extras trazidos para os financiadores. O valor final arrecadado proporcionou a chance de o jogo ser impresso pela Copag, o que já dá uma credibilidade alta para a qualidade de Runicards.

Mas do que se trata Runicards afinal?

Runicards é um jogo que não precisa de expansões ou decks extras para ficar bom, ele já é completo e de fácil aprendizado. Só com a caixa básica você já consegue jogar horas e horas de Runicards em dois modos diferentes, competitivo, chamado de modo Império e cooperativo, o mais tradicional, conhecido como modo Aventura.

No modo Aventura (coop), o mais divertido por sinal, cada jogador escolhe um herói e todos devem vencer a aventura proposta pelo jogo, matando os monstros que surgem a todo momento no tabuleiro. Quando o jogador escolhe seu herói ele também monta seu baralho de aventura, escolhendo suas habilidades básicas e heroicas. Cada um dos heróis disponíveis possui uma série de habilidades diferentes que podem ajudar o grupo em situações difíceis durante a partida.

Um novo monstro aparece no tabuleiro quando um dos monstros é derrotado e ao final de algumas rodadas, o chefe da aventura aparece para enfrentar os heróis. Quando o monstro chefe aparece, todos os outros monstros são retirados do tabuleiro e novas regras são aplicadas ao chefe, dependendo da descrição da carta “covil” presente na aventura.



A maneira como Runicards foi criado possibilita diversas opções de jogo. Na caixa básica você já tem os modos Aventura e Império, mas muitas novidades vêm por aí. Em um grupo criado especialmente no Facebook, Rovalde está criando, junto com os participantes, a expansão Runicards Dungeons, um novo jeito de jogar Runicards. Algumas prévias da expansão e o manual de regras (beta) já foram disponibilizados para download lá no grupo.

Com certeza Runicards vai agradar todos os públicos, mas principalmente os fãs de RPG, pois matar monstros e subir de nível é o que mais se faz neste jogo.

Dicas

É claro que tudo depende de estratégia e sorte (na hora de virar novos monstros), mas em minhas primeiras partidas de Runicards achei o jogo um pouco fácil demais (dependendo do número de jogadores). Mas é claro que isso é perfeitamente ajustável. Por exemplo, ao invés de gastar 3XP para passar de nível, aumente esse custo para 5XP, que já dificulta um pouco as coisas. Outra dica é já iniciar o jogo com uma carta de cenário, que são cartas que trazem dificuldades extras para os jogadores. Tenho aplicado algumas dessas “regras da casa” e o jogo ficou ainda mais interessante. Mas isso não quer dizer que o jogo será fácil para você, já ouvi gente falando que ainda não conseguiu vencer em Runicards.

Para garantir sua cópia de Runicards acesse www.kalangoanalogico.com.br. Participe também do grupo no Facebook e confira em primeira mão todas as novidades desse excelente jogo https://www.facebook.com/groups/636838009672936/. Recomendo!!!


Card game 1785341087869297138
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online