rpgvale
1599924783602205
Loading...

Review - Tormenta RPG

E aí roleplayers, por quais masmorras vocês tem andado? Vim falar hoje de algo que embora não seja ...

E aí roleplayers, por quais masmorras vocês tem andado? Vim falar hoje de algo que embora não seja novo, deve ser interessante a muitos fãs de D20, fãs de Tormenta e jogadores iniciantes no RPG, o grande Tormenta RPG. Digo grande pois essa foi minha primeira impressão ao vê-lo e é minha impressão agora que penso na ousadia e relevância para os fãs de Tormenta, o livro não é apenas um guia que te permite adaptar as regras do D&D 3.5 para o cenário, mas um livro independente que apresenta as regras do sistema D20, as próprias raças, classes, magias e talentos.
Claro q as diferenças entre as raças e classes de Tormenta e do D&D têm uma justificativa: neste cenário itens mágicos são raros. Isto não significa apenas que um aldeão comum não dará um capa élfica por você ter resgatado a filha dele, mas também aventureiros não estarão por ai jogando varinhas magicas no lixo porque não há espaço em seu cinto para uma 20ª varinha mágica. Essa característica do cenário tem um preço: os personagens deixam de adquirir a força que se espera em níveis mais altos. Para compensar isso, as raças tiveram alterações que tornam seus traços mais marcantes (como um +4 em Destreza para elfos ao invés de +2) e algumas classes tiveram alterações que as permitem entrar no páreo contra monstros e guerreiros (as regras para magias é diferente e o feiticeiro, por exemplo, está mais "mágico").
O sistema de magias, aliás, facilita muito a organização, ao mesmo tempo em que dá mais sentido a alguns elemento. Ao colocar o sistema de pontos de magia, ao invés da clássica tabela de magias por nível, o jogador se vê com maior liberdade para escolher as magias que são relevantes a ele e ignorar magias que são inúteis. Da mesma forma, dá uma solução razoável para o questionamento de porque Diabos um mago de 20º nível teria magias de 2º círculo preparadas se elas seriam inúteis (fala sério, QUEM vai perder tempo com Força Touro nesse nível?)... Ele simplesmente não se importa em preparar!
O livro conta também com um histórico básico do mundo de Arton, com a cronologia que inclui acontecimentos de Holy Avenger, Trilogia Tormenta e diversas aventuras já lançadas para o cenário, além de materiais mais atuais como as Guerras Táuricas, dando um panorama mais atual do cenário (que eu mesmo não sabia como estava até então).
Quando digo, ali em cima que o material é interessante para novatos no RPG, não é por menos, o livro, além de ter regras bem simples, como eu já disse, pode servir como livro único para jogar e explica todas as regras de uma forma que elimina dúvidas que apareciam normalmente em fóruns desde o lançamento de D&D 3.5.
O livro é uma criação de Gustavo Brauner, Leonel Caldela, Marcelo Cassaro, Rogerio Saladino, Guilherme Svaldi e J. M. Trevisan, (o Trio clássico e o novo Trio Tormenta), com Capa de Lobo Broges e Ricardo Riamonde, além das artes internas (fodonas) de Erica Awano, Erica Horita, Michelângelo Almeida, Marcelo Cassaro, Julio Cesar Leote, Luiz Eduardo Oliveira, Eduardo Francisco, Rod Reis e André Vazzios (Ufa, quanto nome) E de bônus você pode ler aqui no blog 5 coisas que você precisa conhecer sobre Tormenta
Tormenta 3140484300023373457
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online