rpgvale
1599924783602205
Loading...

Guerra dos Tronos RPG - Review

Se você não é um ser ausente da internet e do mundo, provavelmente já conhece, ou pelo menos ouviu f...

Se você não é um ser ausente da internet e do mundo, provavelmente já conhece, ou pelo menos ouviu falar de Game Of Thrones, a série de TV inspirada nos livros de George R. R. Martin, livros estes que também inspiram games e, é claro, RPG.
 Robert Baratheon dando um pau em Rhaegar Targaryen
Refrescando a memória dos mais distraídos: o mundo de Game Of Thrones é medieval, cheio de cavaleiros, guerras, disputas políticas e governantes ainda mais odiados que os políticos de nosso Brasil.
Pois bem, por incrível que pareça, há um lançamento nacional do título em português, o Guerra dos trono RPG, lançado pela Jambô. Então eu comprei, li, entendi (ou pelo menos gosto de pensar que entendi) e resolvi trazer pra vocês alguns comentários sobre o livro.
Inicialmente, como deve ser o livro nos traz uma visão do mundo de Game of Thrones, o que encontramos no mundo, sua tecnologia (a falta dela), a falta também de magia e sua mega-complexa política, história e divisões dos 7 reinos, religiões... basicamente, o livro acaba não abordando tão a fundo quanto poderia (se tivesse, sei lá, umas 50 ou 100 páginas a mais hehe), mas ainda assim deixa algumas coisas que eu, como leitor da série, não conhecia ou não prestava muita atenção por não estar diretamente ligado às intrigas principais.
A capa do "brinquedo"
O RPG Tem como foco principal a intriga de crescimentos de uma Casa (uma família, com brasão e essas coisas bonitas), à qual os personagens, presumidamente, fazem todos parte, de forma direta (herdeiros) ou indireta (espadas juradas), afinal isso tornaria o grupo colaborativo. Nada impede que faça-se uma campanha hack and slash, mas todo o sistema de jogo é voltado para menos batalhas e mais intrigas.
O sistema de criação de personagens é simples, embora a mecânica do jogo tenha sua própria complexidade, quer dizer, criar a ficha não é tão complicado quanto em GURPS ou mesmo D20, é quase tão simples quanto, digamos... aumentar habilidades de seu personagem em 3D&T (mas apenas na simplicidade, o sistema não se parece muito) !!! Simples: você tem uma quantidade de pontos de experiencia determinados de acordo com a idade de seu personagem e usa estes pontos para comprar pontos de habilidades de acordo com uma tabela pre-definida.
As habilidades dos personagens, que se dividem em elementos como agilidade, luta, enganação, sobrevivência, status (e por aí vai) são bem abrangentes, mas de fácil compreensão e deixar brechas para especializações (como disfarce, uma especialização da habilidade Enganação).
Coisas espetaculares sobre os personagens, que dá ao jogo o elemento mais fantasioso e heroico, está nos Pontos de Destino, pontos que podem ser usados para reverter situações ou ajudar o jogador em situações difíceis. Se trata de uma forma de dizer que seu personagem é destinado a algo mais e que não deve cair ainda. Outro elemento que pode dar tom fantasioso, mesmo dentro dos padrões de R. R. Martin, são as Qualidades e Desvantagens, que vão de ser um bom pugilista a ter sonhos premunitivos.
A ficha de personagem, então, é bem simples, fácil de se ler, de se preencher, mas feia e com pouco espaço para organização.
Do livro físico: a impressão não é nenhuma edição de luxo (ainda bem, pois seria caro), mas é da boa, bem colada na lombada e num tamanho bacana. Só lamento pela capa, que possui laminação (aquela pelinha protetora) apenas na parte de fora, o que permite que ela fique com aspecto de livro velho caso não tenha grandes cuidados... e eu já não tive com o meu =(

Porque vale a pena jogar

Bom, se você é do tipo que gosto de jogos de intrigas, de armar planos mirabolantes para ferrar seus inimigos sem sujar as mãos ou apenas aprontar com o grupo pra ver todos se darem mal no final, com certeza você vai encontrar em Guerra dos Tronos um excelente RPG com margem suficiente para viver seu personagem.

Contra indicações

Se voce é um mago nato que ama fireball, ou um bárbaro, ou simplesmente gosta mesmo é de jogos hack and slash, recomendo que procure outro jogo. Sério. Não parece nenhum pouco atrativo jogar este para matar seus inimigos todos na espada... e não temos fireball.

Resumo:
Foco: intrigas políticas
Mecânica de jogo: muito simples
Dados: apenas D6
Ponto alto: Sistema desenvolvido bem para o roleplay prevalecer sobre as regras
Ponto baixo: não tem fireball
Sistemas 1051172558024215834
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online