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Desenvolva melhor o diálogo de NPCs e ajude os jogadores a construírem sua jornada do herói

Então você passa o tempo todo planejando seu arco narrativo, estuda toda estrutura do monomito (...


Então você passa o tempo todo planejando seu arco narrativo, estuda toda estrutura do monomito (a jornada do herói) e cria personagens intensos baseados nas 3 dimensões de personagens dramáticos - ainda escreverei sobre isso. E, mesmo assim durante suas sessões de RPG os jogadores não se sentem dentro dessa jornada ou não estão construindo sua própria saga.

Pois hoje venho com uma Dica de mestre importada dos CRPGs ou rpgs eletrônicos. Claro, eles aprenderam muito com os pen-and-paper RPGs e porque não fazer o caminho de volta?  

Acontece que RPGs tem uma estrutura de narrativa que coloca em cheque todos os milhares de anos da tradição de contar histórias da humanidade e porque? Porque não tem um protagonista. Daniel Erickson que desenvolveu Star Wars The Old Republic tem uma frase maneira sobre isso: "...é como escrever Bravehearth sem o Willian Wallace e DC sem Batman. ". E aí que está o desafio: fazer com que cada jogador no seu game world se sinta o Willian Wallace (porque o Batman é impossível, só tem um e eu já sou ele).

Existem várias técnicas do toolkit de Storytelling interativo para fazer o jogador estar no foco das ações, na verdade se sentir o foco das ações e uma delas é essencialmente a construção dos diálogos. Porque você começa como um zé ninguém na história do jogo e muita gente que você encontre (outros players naquele servidor ou naquela seção) tem a mesma reputação que você, todos buscam serem heróis o que te torna um cara comum novamente.



Só existe um tipo de personagem que pode te tratar como um aventureiro destemido em busca de uma missão ou jornada heróica, os NPCs. Afinal o mestre os controla e tudo o que eles falam devem ter funções específicas como revelar detalhes do background de outros personagens, exaltar sua reputação ou mesmo te inferiorizar quando não tiver nenhuma. 

Esses diálogos, quando bem feitos, ajudam a dar consistência ao seu game world e poderão transferir para os jogadores a sua mesa a sensação de que estão realmente construindo um herói. Isso pode acontecer da forma mais simples possível como aquele guarda da torre que nunca falou uma palavra e sempre te olhou com desprezo depois que você retorna como paladino da cidade te dá uma saudação esperançosa.  As dicas pra criar diálogos proveitosos são simples:

  • Faça com que a reputação e a história dos personagens tenha influência em como os NPCs tratam ele (se é um cara que vem de uma fazenda infame ou se tem origem rica ele receberá tons diferentes);
  • Modifique os diálogos dos mesmos NPCs a medida que o personagem evoluir ou não (quando retorna pra sua cidade após uma ou duas aventuras quem sabe aquele garoto franzino não seja considerado um pouco agora, mas só um pouco afinal ainda não se tornou um herói);
  • Sempre que puder planeje mais de uma resposta para a mesma situação e apresente-as de acordo com as ações do jogador (NPCs podem fazer perguntas ou observar suas ações e isso, claro, vai influenciar em como eles tratam você);
  • Escreva realmente os diálogos (muitos mestres se concentram apenas na narrativa, deixando o diálogo para improviso, isso não é de todo errado, mas se quiser que sua mesa tenha uma experiência única, imersiva e fantástica, trabalhe com os diálogos, pense nas palavras certas para ocasiões certas e deixe o ar de suspense mais intenso)
  • Conheça seus NPCs, eles tem história também e origens... apenas conhecendo a sua personalidade seus diálogos ganharão veracidade. (quer uma ajuda para saber qual tipo de NPC requer um planejamento mais detalhado? Acesse este guia definitivo para NPcs)
Para um MMORPG o trabalho se torna colossal, Daniel recomenda: "Escreva todas as respostas específicas dos NPCs. A grande maioria das respostas irá refletir as sutilezas da escolha de um jogador, e você vai completar a ilusão de viver daquele personagens envolvido na conversa.". 
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