rpgvale
1599924783602205
Loading...

Transtornos Mentais em "Vampiro: a Máscara"

A luta contra a Besta Interior: A loucura como ruptura da identidade do indivíduo consigo m...


A luta contra a Besta Interior:

A loucura como ruptura da identidade do indivíduo consigo mesmo



"Ao contrário do senso comum, a loucura não é uma característica particular dos malkavianos, pois todo cainita possui algum tipo de necessidade neurótica ou mesmo psicótica, que influencia ou determina seu comportamento, que pode desencadear, em situações estressantes, surtos psicóticos conhecidos como frenesi.Além disso, o Trauma do Abraço, vivenciado por todo cainita, provoca uma ruptura de identidade do indivíduo consigo mesmo, determinando um conflito conhecido como “a luta contra a Besta Interior”.Essa ruptura e o subseqüente conflito interior caracterizam a “loucura cainita”.Na constituição da loucura, a distância entre o que o indivíduo é, o que ele faz e a imagem que ele tem de si mesmo cresce a tal ponto que ele não mais se reconhece como um EU real inserido num mundo real. Em relação à “loucura cainita” o indivíduo não mais se reconhece como um humano inserido num mundo de homens.Nesse caso, desenvolve-se simultaneamente um EU concreto, externo, e um outro EU íntimo, excluído, sendo estabelecida uma ruptura interna conflitante. Entre essas duas identidades desenvolve-se uma estranha afinidade afetiva que se pode chamar de relação consigo mesmo. A imagem do EU rejeitado pode ser amorfa ou bastante nítida. Pode ter uma semelhança material estreita com o EU exterior, ou ser, numa certa medida, uma variante dele. Assim, após o Abraço, como no estado de loucura mortal, surge um outro EU que tende a ocupar o lugar do EU originário.Esse outro EU corresponde ao estado atual do indivíduo, à forma real não humana corrompida pela dádiva negra, enquanto que o EU originário consiste em reminiscências e no reflexo de ser humano que, por hipótese, teria deixado de existir. Haveria uma relação conflitante entre eles, uma vez que um tende, a todo instante, a negar o outro, pois, com o aparecimento de um, o outro tende a desaparecer.A loucura é então constituída por esse distanciamento e o conflito que se estabelece entre esses dois EUs, que reclamam a todo instante e simultaneamente uma existência real.Foi constatado, através de observações, que os cainitas de uma forma geral apresentam em seu comportamento características que podem ser associadas a diversos transtornos de personalidade e de conduta. É possível que essa seja uma forma de “mascarar” a depreciação por si mesmo e desviar a angústia de conflito interno, direcionando-o para o exterior, de forma agressiva.
Alguns dos transtornos identificados:
Distúrbio Histriônico de PersonalidadeCaracterístico de sujeitos animados e dramáticos, tipicamente atraentes e sedutores, que necessitam de novidades, estimulação e excitação, e que passam a apresentar um padrão global de emocionalidade excessiva e busca de atenção. Padrão observado principalmente em membros do clã Toreador.
Distúrbio Narcisista de PersonalidadeCaracterizado por um padrão global de grandeza (na fantasia ou no comportamento manifesto), preocupação com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza, sentimento crônico de inveja por aqueles que percebem como sendo mais bem sucedidos que eles, hipersensibilidade a críticas. Observado principalmente em membros dos clãs Ventrue e Tremere.
Transtorno de Personalidade Anti-SocialCaracterizado por crueldade física, destruição de propriedade; roubo; tendência à irritabilidade e agressividade. Em geral, esses indivíduos não apresentam remorso acerca dos efeitos de seu comportamento sobre os outros; podem mesmo se sentir justificados por ter danificado ou maltratado outros. Este foi o padrão de comportamento mais comum observado entre os membros."
(Do arquivo pessoal do Dr. Axle Leax, cientista malkaviano)


Notas: 
1. Não citarei aqui as fontes nem autores sobre os dados psicológicos apresentados no texto, para manter o carater fictício deste artigo. 
2. Não confunda o autor deste artigo (eu mesmo) com o malkaviano citado acima - ele foi apenas um bode expiatório capturado em meu lugar.














Axle Leax - Explorador dos mistérios ocultos nas dobras da Realidade, e sobrevivente nas horas vagas.

White Wolf 4192328451447739637
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online