rpgvale
1599924783602205
Loading...

Por dentro de Mega City

Imagine uma cidade que é um mundo. Não. Imagine uma cidade tão grande que voc ê  não vai precisar ...

Imagine uma cidade que é um mundo. Não. Imagine uma cidade tão grande que você não vai precisar explorar todo o mundo. 
Creio que esse é o conceito que mais se aproxima de Mega city, da Jambo, um cenário criado para 3D&T, baseado em uma mega cidade completa para qualquer fã de vídeo games e desenhos (e animes, claro) , com artistas marciais com poderes, super-heróis, androides, vampiros, lobisomens, anjo, demônios, feiticeiros e agentes secretos. 
Inicialmente, acreditei que este poderia ser um cenário abarrotado, quer dizer, colocar todos estes elementos dentro de um mesmo mundo, ou pior, dentro de uma mesma cidade (mesmo uma mega-cidade) poderia ser um pouco demais, não acham? MAS então percebi meu equivoco: os cenários aos quais estou acostumado já lidam com tudo isso num só mundo. 
Estranho pensar assim, não acha? Mas um mundo onde há criaturas abissais, construtos, monges, ladinos, paladinos, feiticeiros e licantropos já está lidando com tudo isso em apenas um cenário. O grande trunfo de Mega City é organizar tudo isso em uma cidade, numa sociedade em que haja um sentido político e histórico para tudo isso E, de quebra, poder inserir esta cidade em virtualmente qualquer cenário moderno.  
Tudo isso seria possível em outros sistemas de jogo, como D20 ou GURPS, mas Mega city trabalho com um dos sistemas mais fáceis de se aprender e de origem brasileira: 3D&T. A grande vantagem deste sistema é a facilidade em simular diversos estilos de personagens, de robôs a feiticeiros, sem recorrer a mecanismos complexos de contas ou regras infinitas. 
Abro aqui um parágrafo para citar que já tentei aprender a jogar BESM (sistema gringo para jogos com base em heróis e animes) e achei complexo demais para uma sessão divertida de jogo. 
Como Brauner cita na abertura do livro, esta é uma cidade para uma mega-campanha, onde é possível reunir todos os elementos dos quais ele gosta (e confesso aqui que me simpatizo muito com tudo isso), o que quer dizer, bem... TUDO. 
Mas o livro não é apenas explicação histórica e geográfica de uma cidade cheia de coisas bizarras, Mega city conta também com vantagens e desvantagens que você não vai encontrar no manual básico de 3D&T alpha, e que servem muito bem mesmo para aqueles que por um acaso não queiram usar a própria cidade em campanha, mas queira se utilizar de seus elementos. 
Não vou me prender em regras neste texto, mas como encerramento (e tentando não puxar saco de ninguém), afirmo que se fosse entrar numa mesa com menos realismo e mais pirações, certamente Mega city estaria em cima de minha mesa, no mínimo como material de referencia para criação de personagens.

*Mega city, criado por Gustavo Brauner, pode ser adquirido em versão impressa ou pdf na Loja da Jambo
jambo 7907670176112770865
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online