rpgvale
1599924783602205
Loading...

O Velho Dragão e o Old School

E aí galera, beleza? Hoje começaremos uma série de artigos sobre Old Dragon e os futuros lançamen...

E aí galera, beleza? Hoje começaremos uma série de artigos sobre Old Dragon e os futuros lançamentos da editora RedBox. Iniciaremos com uma rápida abordagem do que o Old Dragon representa hoje para o RPG  nacional e a sua importância no resgate do Old School. Espero que gostem!

O Velho Dragão e o Old School

Próximo dos seus 3 anos anos de existência, Old Dragon ocupa um importante espaço no RPG brasileiro, somando-se aos clássicos Tagmar, Tormenta e Daemon, sendo um importante jogo para atrair novos adeptos e reconquistar o que se foi perdido, no melhor estilo old school. 
Com quase 3000 exemplares vendidos, entre livros e PDfs, o Manual Básico conta com quatro raças (Humano, anão, elfo e Halfling) e classes (Homem de armas, clérigo, Ladrão e Mago) de personagens, armas e armaduras medievais, magias arcanas e divinas, uma parte dedicada ao mestre, e monstros para serem usados nas aventuras. 
O que mais chama a atenção no Manual Básico é a simplicidade em termos de construção de personagens e uma menor e suficiente quantidade de regras, em um número modesto de páginas, pois praticamente tudo que se precisa para a criação do personagem se encontra no espaço dedicado a própria classe. As classes não contam com talentos (exceto o ladrão) e sistema de perícias. Boa parte das regras ficarão por conta do bom senso do mestre, que encontrará em algumas páginas sugestões de regras opcionais. 
É possível ainda adquirir outros suplementos e acessórios para Old Dragon. No site da Redbox encontra-se PDFs de cenários e campanhas, e, numa qualidade de material muito boa o Grid de Combate, a Divisória do Mestre e o Bloco de Fichas.
O último suplemento para Old Dragon lançado foi o tão esperado Bestiário¹, um livro contendo mais de 200 monstros com ilustrações coloridas. Uma boa quantidade de seus exemplares foi vendida logo na pré-venda. 

Afinal, o que é o RPG Old School?

Nas primeiras páginas do manual básico do Old Dragon, encontramos uma espécie de "manifesto pró-old school", que é a "filosofia rpgística" do qual ele se sustenta. O old school nada mais é que um RPG voltado para uma maior interpretação e menos regras, ou parte delas improvisadas e adaptadas pelo mestre, que utilizará bastante da "regra de ouro". 
Os defensores desse estilo acreditam que dessa forma os jogadores definem suas ações de jogo com mais criatividade, já que as algumas das regras são flexíveis e relativas. Há quem diga quem old school representa um estilo de RPG com ausência de regras, o que tornaria o RPG menos interessante, segundo os que assim pensam.
Para os que desejam saber mais sobre esse estilo, vale a pena iniciar com uma boa dose de  "Velho Dragão"!


1. No próximo artigo falaremos um pouco mais sobre o Bestiário.
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online