rpgvale
1599924783602205
Loading...

O Caçador de Apóstolos - Resenha

"Haverá dois soldados. Um de Deus e um do diabo." Essa é uma das frases feitas por Le...

"Haverá dois soldados. Um de Deus e um do diabo."

Essa é uma das frases feitas por Leonel Caldela para marcar seu livro, O Caçador de Apóstolos, um livro revoltante de tão bom, daqueles que você gostaria de ter escrito. Bem, eu pelo menos queria. 
Só lendo pra entender tudo nessa imagem

O cenário é fácil de se compreender: um mundo medieval onde a Igreja impera, dita as leis e usa o nome de Deus (Urag) para manter sua supremacia 
O livro é narrado por Iago, um escritor dramático que vê a vida como um grande drama (e até mesmo tem reações inusitadas, porque sabe que seria algo dramático a se fazer) e está fugindo do Cavaleiro do Diabo, o assassino da última Voz de Urag (a representante de Deus), maior traidor da Igreja. 
A narração do livro, aliás, é um dos elementos mais importantes e de maior atenção na obra. Ao invés de optar por um narrador onipresente, Caldela optou por utilizar um narrador em primeira pessoa que conta a história por meio de relatos de terceiros e dele próprio, mas ao invés de algo documental, o livro se torna dramático devido à personalidade de Iago, que imagina o que pode ter ocorrido em momentos dos quais não conseguiu relatos.  
Além disso, Caldela domina de forma invejável a arte de te fazer amar ou odiar um personagem e inverter este sentimento quando lhe é conveniente. Trabalha muito bem também a arte da dúvida: por trabalhar a questão de religião e religiosidade, por diversas vezes me peguei imaginando se os personagens acreditam ou não em Urag (Deus, neste mundo). 
O livro, por  só não completa a história, mas apresenta uma trama que o faz digno de leitura, mesmo que você não vá ler de imediato a continuação. (estou brincando, após ler este livro você não será louco o suficiente para não querer começar a ler, na mesma hora o Deus Máquina). 
Não sou nenhum crítico literário, não poderia dar explicações mirabolantes e bonitas sobre o porque essa é uma obra de qualidade (mas quem, afinal, poderia ter tal autoridade, não é?), o importante é que você deve ler este livro porque ele é divertido, porque ele apresenta uma aventura interessante e uma trama política de te deixar de queixo caído. 
review 1043648155870630131
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online