Dungeon Command - D&D além dos livros.


Olá gamers!


Nem só de livros e dados vive Dungeons & Dragons. Aproveitando o aquecimento do mercado de boardgames e a popularidade de seu título chefe, a Wizards of The Coast começou a publicar há alguns anos, uma linha de jogos baseados em D&D. E um dos mais interessantes é Dungeon Command.

Dungeon Command é um jogo de batalha de miniaturas com tabuleiro modular e cartas de apoio e direcionamento. Até o momento a Wizards já lançou cinco facções do jogo, ou seja, 5 caixas que contém tudo o que você precisa para jogar uma partida de Dungeon Command.

Cada facção traz 12 miniaturas, duas fichas de comandante, dois decks com cartas de criaturas e de ordem, além dos terrenos necessários para montar seu campo de batalha. Com apenas uma das caixas (uma facção) já é possível jogar uma partida entre duas pessoas (dividindo a facção em duas partes), mas o interessante mesmo é cada jogador ter a sua facção completa.

Ao início da partida, cada jogador escolhe um dos comandantes da facção que vai jogar. Esse comandante possui um valor de Moral e outro de Influência. O jogo acaba quando o valor de Moral de uma das tropas chega a 0 ou um comandante fique sem criaturas em seu campo de batalha.

As miniaturas são muito bem feitas e já vêm pré-pintadas, o que torna o visual do jogo ainda mais atraente. Uma das sacadas mais interessantes da Wizards foi ter incluído em cada caixa de Dungeon Command as cartas adaptadas das criaturas para o seu Advanced System, ou seja, você pode usar as miniaturas do jogo em outros jogos da linha D&D, como o Castle Ravenloft e Wrath of Ashardalon (falarei mais deles em futuras postagens).



A mecânica de jogo é muito parecida com o cardgame Magic The Gathering, onde você vira suas cartas enquanto realiza um ataque, baixa cartas de criaturas no campo de batalha, etc. O valor de influência de um Comandante é o que determina o número de criaturas que podem ser colocadas em jogo ao mesmo tempo. Isso é determinado pelo nível de cada criatura, por exemplo, um Comandante com Influência 7 pode ter em seu campo de batalha 7 níveis somados, como duas criaturas de nível 3 e uma de nível 1, ou quatro criaturas de nível 1 e uma de nível 3 e assim por diante. Quando uma criatura é morta, o número de seu nível é o valor que o Comandante perde em Moral.

As facções

Como mencionei anteriormente, a Wizards of the Coast lançou até o momento, cinco facções de Dungeon Command, mas outras devem aparecer em breve, já que o jogo foi projetado para ser colecionável. Mas o que vem em cada facção??

- Sting de Lolth: um assassino, uma sacerdotisa, aranhas e guardas drow (elfos negros);

- Hearth of Cormyr: ranger, ladino, cavaleiro, defensores e guerreiros;

- Curse of Undeath: esqueleto, lich, dracolich e necromânticos;

- Tyranny of Goblins: demônio de chifres, um troll, um bugbear, hobgoblins e goblins;

- Blood of Gruumsh: inclui diversas miniaturas relacionadas aos orcs.




Dungeon Command é um jogo com várias possibilidades estratégicas e apesar de não conter dados, ainda tem um fator de sorte moderado por causa do saque de cartas. O jogo foi projetado para dois jogadores, mas pode ser jogado entre quatro pessoas com regras avançadas.
Share on Google Plus

About Tiago Castro

    Blogger Comment
    Facebook Comment