rpgvale
1599924783602205
Loading...

Dungeon Command - D&D além dos livros.

Olá gamers! Nem só de livros e dados vive Dungeons & Dragons. Aproveitando o aquecimento ...


Olá gamers!


Nem só de livros e dados vive Dungeons & Dragons. Aproveitando o aquecimento do mercado de boardgames e a popularidade de seu título chefe, a Wizards of The Coast começou a publicar há alguns anos, uma linha de jogos baseados em D&D. E um dos mais interessantes é Dungeon Command.

Dungeon Command é um jogo de batalha de miniaturas com tabuleiro modular e cartas de apoio e direcionamento. Até o momento a Wizards já lançou cinco facções do jogo, ou seja, 5 caixas que contém tudo o que você precisa para jogar uma partida de Dungeon Command.

Cada facção traz 12 miniaturas, duas fichas de comandante, dois decks com cartas de criaturas e de ordem, além dos terrenos necessários para montar seu campo de batalha. Com apenas uma das caixas (uma facção) já é possível jogar uma partida entre duas pessoas (dividindo a facção em duas partes), mas o interessante mesmo é cada jogador ter a sua facção completa.

Ao início da partida, cada jogador escolhe um dos comandantes da facção que vai jogar. Esse comandante possui um valor de Moral e outro de Influência. O jogo acaba quando o valor de Moral de uma das tropas chega a 0 ou um comandante fique sem criaturas em seu campo de batalha.

As miniaturas são muito bem feitas e já vêm pré-pintadas, o que torna o visual do jogo ainda mais atraente. Uma das sacadas mais interessantes da Wizards foi ter incluído em cada caixa de Dungeon Command as cartas adaptadas das criaturas para o seu Advanced System, ou seja, você pode usar as miniaturas do jogo em outros jogos da linha D&D, como o Castle Ravenloft e Wrath of Ashardalon (falarei mais deles em futuras postagens).



A mecânica de jogo é muito parecida com o cardgame Magic The Gathering, onde você vira suas cartas enquanto realiza um ataque, baixa cartas de criaturas no campo de batalha, etc. O valor de influência de um Comandante é o que determina o número de criaturas que podem ser colocadas em jogo ao mesmo tempo. Isso é determinado pelo nível de cada criatura, por exemplo, um Comandante com Influência 7 pode ter em seu campo de batalha 7 níveis somados, como duas criaturas de nível 3 e uma de nível 1, ou quatro criaturas de nível 1 e uma de nível 3 e assim por diante. Quando uma criatura é morta, o número de seu nível é o valor que o Comandante perde em Moral.

As facções

Como mencionei anteriormente, a Wizards of the Coast lançou até o momento, cinco facções de Dungeon Command, mas outras devem aparecer em breve, já que o jogo foi projetado para ser colecionável. Mas o que vem em cada facção??

- Sting de Lolth: um assassino, uma sacerdotisa, aranhas e guardas drow (elfos negros);

- Hearth of Cormyr: ranger, ladino, cavaleiro, defensores e guerreiros;

- Curse of Undeath: esqueleto, lich, dracolich e necromânticos;

- Tyranny of Goblins: demônio de chifres, um troll, um bugbear, hobgoblins e goblins;

- Blood of Gruumsh: inclui diversas miniaturas relacionadas aos orcs.




Dungeon Command é um jogo com várias possibilidades estratégicas e apesar de não conter dados, ainda tem um fator de sorte moderado por causa do saque de cartas. O jogo foi projetado para dois jogadores, mas pode ser jogado entre quatro pessoas com regras avançadas.
Miniaturas 5047204770306927111
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online