rpgvale
1599924783602205
Loading...

[REVIEW] The Last of Us - Ps3

Hiho, gamers, hobbits e filhos de Odin! Enquanto esperamos chegar o dia do lançamento de So...


Hiho, gamers, hobbits e filhos de Odin!

Enquanto esperamos chegar o dia do lançamento de Sob uma Lua de Sangue, adivinhem só o que eu fiquei jogando? Pois é. The Last of motherfucking Us! Provavelmente um dos jogos mais falados e aguardados do ano para o Ps3 - com todos os motivos do mundo. 

Então.. vai lá curtir Sob uma lua de sangue, pega uma cadeira e vem ser infectado!

.... isso não foi convidativo, né?

Obs: Para tornar tudo mais legal ainda, procurei usar poucas imagens promocionais. A grande maioria das imagens daqui são screenshots do gameplay, para vocês terem uma boa noção do jogo.


O começo

The Last of Us é um jogo de ação em terceira pessoa, desenvolvido pela Naughty Dog, no qual uma espécie de praga moderna dizimou a humanidade. Os protagonistas são Joel, um homem com um passado sombrio e doloroso, e Ellie, uma misteriosa garotinha de 14 anos. Juntos, eles devem sobreviver a uma jornada inesperada pelo que restou dos Estados Unidos, enfrentando a fome, o frio, bandidos, diversos tipos de infectados e até mesmo o exército, em busca da salvação! 

How cool is that, ahn?



Senta que lá vem história...

O causador de tudo isso é uma mutação do fungo cordyceps, que passou a infectar humanos, tomando conta de seus cérebros e transformando-os em monstros. Desde então, o país ficou sob Lei Marcial, com o exército tomando conta, criando novas leis e zonas de quarentenas nas principais cidades. Nessas zonas, os humanos são constantemente testados - e qualquer um com o menor traço de contágio será morto.

E se você acha isso cruel, espera só até ver o que os infectados podem fazer com você!

Mas fiquem espertos: esse fungo realmente existe! Porém, só afeta insetos. Na verdade, ele afeta formigas, transformando-as em uma espécie de zumbi, controlando elas - até finalmente matá-las, literalmente explodindo e saindo de dentro de suas cabeças! É. Creepy. Eu sei.


Os infectados

Como eu disse, em The Last of Us, o fungo sofre uma mutação e passa a infectar os humanos, que ficam cada vez mais agressivos enquanto o fungo se espalha por seus corpos. Vale lembrar que os infectados não são zumbis - são humanos transformados. Eles corre. Eles atacam. E muitos te matam com apenas um golpe.

Após serem contaminados, os humanos vão se transformando em diferentes monstros, baseado no tempo em que eles ficaram infectados. Pois é, vocês entenderam certo: os infectados evoluem. Assim, eles podem ser runners, stalkers, clickers, bloaters, spore cadavers.



De 1 a 3 dias: No primeiro estágio, a moral e o raciocício da vítima vai sumindo lentamente, transformando-a em um runner. Alguns runners não vão atacar - pois ainda estão no começo da transformação - enquanto outros irão atacar com uma expressão triste no rosto, pois ainda têm consciência, mas não têm mais controle. 
De 1 semana a 11 meses: O segundo estágio é desconhecido. 
Em 1 ano: O terceiro vem quando a vítima perde todo o senso de moral e raciocínio. Eles ficam completamente cegos, pois o fungo se instala nos olhos. Nesse estágio, a vítima fica mais forte, porém mais lenta, e desenvolve um sistema de localização pelo som (como os morcegos). Esses são os clickers.

O tempo de contágio depende da constituição do indivíduo, ou seja, alguém pequeno e frágil sofrerá tudo mais rápido do que alguém grande e forte. Por fim, nos últimos anos, o fungo faz a vítima procurar um lugar escuro e isolado, deitar no chão e morrer - explodindo e liberando mais fungos no ar - se tornando um spore cadaver (cadáver de esportos).


Gameplay

Antes de mais nada: a sua vida não recupera sozinha. Não. Nein. Nada. Zero. Nope. Fuck you. Pois é. A única maneira de recuperar HP é usando health packs - que não são tão fáceis assim de obter.

Uma coisa bem legal é o sistema de craft. Durante o jogo, é possível encontrar trapos, tesouras, garrafas vazias, ferramentas e todo o tipo de material que você pode combinar e criar desde kits de cura até bombas caseiras e armas. Além disso, você pode encontrar pequenos livros que, com os materiais certos, permitem que você dê upgrade em seus equipamentos, tornando as suas armas mais letais!

Além disso, o jogo permite que você concentre a sua atenção nos sons, para que Joel possa usar os barulhos ao seu redor para encontrar inimigos que estão fora do seu campo de visão.


No combate, é possível usar o modo stealth, onde você anda agachado e faz o menor barulho possível, para matar pessoas e monstros com apenas um golpe, no melhor estilo Assassin's Creed. Mas, cuidado: alguns monstros podem te ver mesmo em modo furtivo!

A AI (Inteligência Artificial) também é muito interessante: os inimigos realmente demonstram sentimentos. Você matou alguém do grupo dos bandidos? Fique esperto, agora eles provavelmente irão te perseguir com mais raiva e afinco! Você matou o grupo quase todo super rápido? Ótimo, eles podem sentir medo e fugir!

Pretty cool, ahn?


E a sua equipe?

Bom, aqui é a parte que eu menos vou falar por motivos de: não quero dar spoilers. Sorry.

The Last of Us tem uma pegada muito humana, um pouco como GoT. Calma, eu explico. O fato é que, diferente de muitos jogos previsíveis, The Last of Us pode surpreender (e muito) o jogador - especialmente no começo do jogo. Preparem-se para personagens realmente humanos, excelente representação de sentimentos, mortes inesperadas e uma boa sensação de que nada é seguro e, a qualquer momento, alguém importante pode morrer. NINGUÉM está garantido. Joguem e vocês entenderão.


Nota do editor

Gráficos: 8.5 
Roteiro: 10
Personagens: 10
Nota final: 9.5

The Last of Us possui gráficos muito bem aproveitados, com excelentes efeitos de luzes, embora alguns cenários apresentem objetos "chapados". A história é excelente, assim como os personagens, que completam perfeitamente o clima de tensão e dão cor ao mundo. 

Se você tem um Ps3, jogar The Last of Us é uma obrigação. Comprem sem medo!

Cheers!

Curtiu o review? Quer ver outro jogo aqui? É só me gritar no twitter ou no facebook! Enquanto isso, não deixa de apoiar o nosso lançamento Sob uma lua de sangue, ok? Obrigado!


Rpg 1428729642758637631
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online