Marcelo Del Debbio fala sobre O Sistema Daemon, e o Cenário do Trevas/Arkanun na Redbox Editora


Essa semana recebemos uma das maiores notícias do RPG nacional nos últimos tempos. Sim porque ela falava de um dos melhores sistemas e cenários que conhecemos - claro eu particularmente adoro o Daemon e tive a oportunidade de falar pessoalmente pro Del Debbio no primeiro prêmio Top Blogs que recebemos. 

A editora RedBox em uma tacada de mestre apelão com inteligência elevada ao sétimo cosmo   resolveu assumir a administração dos produtos de RPG da editora Daemon (vejam aqui o post oficial e entendam) e basicamente o nome Daemon se transforma, agora, em um selo literário da Redbox. 

Isso significa que o Trevas estará de volta e ganhará uma nova edição e os antigos livros ganharão versão Pdf (que alimentarão muito bem meu Kindle).  Mas você que é fã de Trevas/Arkanun deve estar com dúvidas sobre o que realmente implica essa mudança de administração dos produtos... pois bem, fizemos algumas perguntas para o próprio Marcelo Del Debbio sobre isso e então poderemos entender mais um pouco do que vai rolar com este RPG

1- Como vai funcionar a licença de administração da Redbox Editora sobre os produtos da Daemon?
A Redbox vai fazer toda a parte de diagramação, editoração, revisão, e-commerce, lojas e distribuição dos livros, deixando para mim a parte criativa e de escrever os suplementos. Toda a linha de TREVAS continua sob minha orientação e a maior parte dos titulos novos serão escritos por mim.

2- Uma das coisas bacanas da Daemon é que tinha um tipo de licença livre pra adaptações no sistema base, não é? Isso vai mudar?
De jeito nenhum. Como eles mesmos já divulgaram em comunicado oficial, é do interesse das duas editoras continuar com o projeto de netbooks, organizando e cadastrando os mais de 500 netbooks que já existem para o sistema e fornecendo maneiras dos mestres e jogadores criarem e publicarem mais livros ainda.

3- Pode falar um pouco sobre os motivos que levaram a decisão de passar a administração dos produtos da editora para a Redbox?
Desde 2008, quando meu sócio, Norson Botrel, passou em um concurso publico e decidiu largar a área de RPG para se dedicar a carreira de auditor, a Daemon acabou ficando meio parada, pois ele era o grande responsável pela parte burocrática da editora. Ao mesmo tempo, meus textos e o blog sobre ciencias herméticas, ocultismo, maçonaria e alquimia se tornou o maior blog de referencia em lingua portuguesa nesses assuntos e a Daemon acabou se voltando para a publicação de livros de hermetismo e acadêmicos (a Enciclopédia de Mitologia e o Tarot da kabbalah hermetica, por exemplo) e a parte de RPG ficou em animação suspensa. Nunca paramos, mas o que ocorria é que apenas reimprimíamos os livros que se esgotavam, abastecendo o mercado mas sem gerar nenhum produto novo.
Com a redbox fazendo esta ponte administrativa e de publisher, eu volto a ter tempo para me dedicar aos suplementos de trevas, e a desenvolver a 4a edição que todos os jogadores estavam pedindo ha tempos.

4- O que você espera ou qual sua previsão para o futuro da linha Arkanun/Trevas com essa mudança?
A curto prazo teremos a organização dos 500 netbooks, a publicação do trevas, anjos, demonios, spiritum e vampiros em versão tanto de papel quanto em pdf, em breve o relançamento do RPGQuest 01 na forma de caixa, juntando os sistemas do RPGQuest e do +2d6 do tio nitro e a criação do "Projeto Multiverso", que terá dezenas de mundos em mini-suplementos de preços bem acessiveis com miniaturas de papel para jogar. A médio prazo ter toda a linha do sistema Daemon reestruturada e relançada tanto no papel quanto no digital (são mais de 40 títulos).

5- Aonde irão as centenas de ebooks que estavam no site da Daemon ? Ainda haverá espaço para receber e publicar novos ebooks?
O Antonio esta finalizando a parte de programação da ferramenta de busca do site da Redbox. a ideia é poder organizar com tags, imagens, autores e tudo mais em uma gigantesca biblioteca de netbooks, que, alias, é a maior de todos os sistemas em língua portuguesa.

6- Com o Daemon voltando para mundo rpgista, o que podemos esperar de novo do universo de trevas?
A atualização do cenário de 2001 para pós 2012, com a "Batalha do fim do mundo" e a "guerra contra o terror", bem como seus resultados; novos suplementos de cidade e dedicação maior em detalhar as ordens magisticas, os NPCs importantes e detalhes do cenário.

O que eu posso dizer após isso? Espero mesmo que a Redbox prepare um Box Digital Trevas/Arkanun porque já estou maluco pra adquirir.

About Ale Santos

    Blogger Comment
    Facebook Comment