rpgvale
1599924783602205
Loading...

Os Pontos de Vida no RPG!

Hey, jogadores! Entre derrotas vergonhosas e personagens morrendo , seja na vida real ou n...


Hey, jogadores!

Entre derrotas vergonhosas e personagens morrendo, seja na vida real ou no RPG, a violência (controlada ou não) está intimamente ligada a um conceito que nós conhecemos bem: os Pontos de Vida. Existe algo que um jogador valorize mais do que uns bons PVs?

Então vem comigo apanhar e beber poção pra ver no que dá!

.... é domingo e minhas boas aberturas de artigo estão de folga. Sinto muito.

Mas o que são os PVs?

Os PVs são uma abreviação de Pontos de Vida, também chamados de HP - do inglês, Hit Points. 

No RPG, os Pontos de Vida são uma espécie de abstração que usamos para explicar muito mais do que apenas a capacidade de um personagem de apanhar e não morrer. 

De fato, podemos separar três pontos-chaves que definem o que o PV de um personagem pode representar:


  • Capacidade física. Algo que, em muitos sistemas, está intimamente ligada ao número de Dados de Vida (DVs ou Hit Dice - HD). Essa capacidade pode ser uma combinação de tamanho e resistência física - criaturas maiores têm mais pontos de vida.
  • Experiência em combate. Um exemplo clássico no sistema d20: Klaus, o bárbaro de 20º nível, pode sofrer 15 pontos de dano e não sofrer nada mais que um arranhão (afinal, ele tem mais de 150 PVs). Enquanto Fuén, o guerreiro de 1º nível, seriam transformado em pudim se sofresse esses mesmos 15 pontos de dano. Klaus tem mais experiência em combate e, de tanto já ter apanhado, sabe lidar melhor com o dano recebido.
  • Sorte ou forças cósmicas. Um personagem que sobrevive exatamente com UM ponto de vida. Será que os deuses estavam do lado dele? A sorte atuou? E se esse for um sinal de que ele foi o escolhido?

Desse modo, podemos expandir a utilidade de um PV para algo mais próximo ao roleplay, dando à ela uma utilidade maior do que apenas "medir se o personagem está vivo ou não".



Interpretando os PVs

Uma maneira legal de trazer isso para o jogo, é "interpretar os pontos de vida". Uma ideia é fazer com que os seus personagem sigam as seguintes opções, baseadas no total de PVs que eles ainda têm:

Com mais da metade de PVs restantes, o personagem tem apenas arranhões e machucados superficiais. Podem haver flechas em seu escudo ou armadura e até mesmo rasgos em sua capa, mas nenhum dano real foi sofrido pelo personagem. Quem olhar para ele terá dificuldade em perceber que ele esteve em uma luta.

Com menos da metade dos PVs restantes, o personagem sofreu mais cortes e escoriações. Talvez ele tenha até mesmo sangue em suas roupas. Um observador perceberá que ele está claramente machucado.

Com zero ou menos PVs, o personagem está seriamente ferido. O ataque pode ter quebrado alguns ossos e causado até mesmo um sangramento profundo.

Descrevendo os PVs em uma luta

Certo, então você quer ver como isso funciona em uma luta? Ok, vamos lá. No exemplo a seguir, Fuén, o guerreiro de 1º nível, está lutando com uma Aranha Gigante. 

.... e, sim, "Fuén" foi um nome proposital. Desculpem, as piadas boas estão de folga.

1º turno - a aranha acerta o guerreiro, que sofre 3 pontos de dano. A mordida mal conseguiu atravessar a pele do guerreiro, que provavelmente sofreu apenas um arranhão leve. Se ele não sofrer mais danos, no dia seguinte o arranhão certamente estará curado.

2º turno - o guerreiro sofre mais 3 pontos de dano. Agora, temos uma ferida bastante óbvia. Provavelmente a aranha mordeu com mais força ou o guerreiro foi lento demais para desviar do golpe. O guerreiro irá acordar no dia seguinte com uma cicatriz, que poderá levar alguns dias para sumir.

3º turno - confiante da vitória, a aranha ataca com toda a força, derrubando o guerreiro. A ferida agora é profunda e feia, talvez com bastante sangue saindo do machucado ou pus e marcas roxas se espalhando. Se o guerreiro sobreviver, levará alguns dias para ficar bom novamente sem uma cura mágica. Nesse ponto, é possível que ele tenha até mesmo uma cicatriz eterna, fruto do perigo de vida que correu.

E é isso! Entenderam?

Assim, interpretar os PVs pode ser muito mais interessante! Claro, você e o seu grupo podem criar tabelas mais detalhadas ou até mesmo maneiras totalmente novas de encarar a quantidade de pontos de vida que restam aos seus personagens.

E então? Prontos para deixar cicatrizes nos inimigos?

Ah, e quando derrotarem alguns monstros, que tal seguir o manual que eu e o pessoal da KB Games fizemos para definir as suas recompensas?

Cheers!

Sistemas 8526477045541457003
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online