rpgvale
1599924783602205
Loading...

A importância das regras no RPG

Hiho, senhoras, senhores, anões, elfos, bestas mitológicas e zumbis! Hoje vamos falar de uma discussão que paira em muitas mesas de...


Hiho, senhoras, senhores, anões, elfos, bestas mitológicas e zumbis!

Hoje vamos falar de uma discussão que paira em muitas mesas de RPG por aí: as regras. Será que um sistema realmente precisa de tanta regra? Ou será que seria melhor deixar as coisas mais por conta do mestre e dos jogadores? Por isso, eu pergunto: para que servem as regras?

Sério... pra que servem?

Vamos falar de D&D, que a grande maioria já conhece, ok? Por que criamos regras nos jogos?

As regras são uma forma de linguagem. Elas servem para facilitar a comunicação sobre o jogo e fazer as coisas acontecerem; pegando conceitos abstratos e dando à eles um significado claro.

Por exemplo, quando você diz "Eu sou um mago de nível 10". É graças às regras que todos os outros jogadores automaticamente saberão, de certo modo, o que você pode ou não fazer. Eles saberão disso pois conhecem as regras do jogo - alguém que nunca tenha sequer jogado D&D ficará completamente perdido.

Por outro lado, se você dissesse "Eu sou um usuário de magia", os outros jogadores saberiam algo sobre você? Sim, saberiam que você usa magia. E só. Isso não é claro o suficiente, certo?


As regras pegam todo um pacote de arquétipos e simplificam em uma só palavra. Olhem só os dois casos abaixo, ainda usando o D&D como exemplo:

a) Eu sou um usuário de magia arcana, uso um manto leve, não tenho treinamento em armas pesadas, prefiro usar bastões e cajados. Sou alto, esguio, com cabelos loiros, olhos claros e minhas orelhas são pontudas. Além disso, eu falo a língua comum com um leve sotaque, pois ela não é a minha lingua principal e blablabla....

b) Eu sou um elfo mago.

Ok, vocês já devem ter entendido, certo?

Os dois exemplos ilustram basicamente a mesma coisa, porém, se você conhecer as regras de D&D, eu posso simplesmente dizer "Eu sou um elfo mago" e a sua imaginação cuidaria de grande parte da descrição! 

..... obviamente, nada impede de usar a descrição do personagem e tudo mais, mas vocês entenderam.

As regras atuam como um elemento facilitador da comunicação.

Então..... D&D Next!

...... na verdade, não apenas o D&D Next.

Pera, vamos fazer de novo.

Então.... D&D Next! (e milhares de outros rpgs também)

Pronto, melhor agora.

E aí que entra um arquétipo muito conhecido no D&D Next e em muitos outros RPG's: os backgrounds e as especializações.
Os backgrounds e as especializações servem exatamente para dar uma nova camada de cor ao seu personagem. 
Dizer "elfo arqueiro" pode não ser suficiente para expressar o seu personagem - você pode, por exemplo, ser um "arqueiro arcano".


Simplificando....

Pacotes de regras definem o que um personagem pode ou não fazer, criando, assim, um arquétipo de personagem. Vocês sabem, automaticamente, o que é um "guerreiro", um "mago", etc, porque as regras dizem o que eles podem ou não fazer!

Então, pessoal, tenham isso em mente da próxima vez que forem jogar rpg com os amigos:
As regras servem para simplificar o jogo e facilitar o controle dos jogadores.
Então, se, por acaso, alguma regra atrapalhar o bom andamento do jogo, talvez seja melhor deixar ela de lado, não?

Cheers!
game over 3405968087236820045
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos