rpgvale
1599924783602205
Loading...

Descubra como foi a palestra sobre RPG na Campus Party e como um RPGista se torna fisioterapeuta na entrada do evento

Olha só roleplayerzada, lembram que falei de uma palestra que iria rolar na Campus Party (#CPBR6)...

rpg campus party 2013

Olha só roleplayerzada, lembram que falei de uma palestra que iria rolar na Campus Party (#CPBR6) sobre a história do RPG e MMORPG 

(Do RPG ao MMORPG. Life is a journey not a destination) ?

… pois é eu não fui assistir, porém acompanhei pelo Youtube essa semana e acho que como fã, jogador e entusiasta de Role Playing Game eu devo fazer minhas considerações.

Aliás até enviei ao Gustavo, o palestrante um email com críticas porque não vi muito de RPG ali. Os primeiros minutos, aproximadamente 9, foram dedicados a história do que viria a ser o RPG tradicional. Então ele comentou sobre Little Wars, por exemplo, que era um game de simulação de guerra criado pelo H. G. Wells (autor da Guerra dos Mundos). Depois falou sobre outros jogos de simulação como p próprio Chainmail do Gygax – confesso que não conhecia sobre essas origens, sobre a ótica que ele apresentou. E enfim chegou no D&D.

Era o começo do mundo dos RPGs, só que na palestra, não foi necessariamente. Mesmo falando do sucesso do “Caverna do Dragão” e de como o D&D teria se popularizado o lance ficou por aí e (na minha visão) o assunto dos rpgs eletrônicos acabou sendo antecipado. Alguns pontos marcantes da nossa história como o surgimento do Vampiro, a máscara, Gurps… e aqui no Brasil, Defensores de Tóquio, Tagmar, Daemon e tantos outros foram desconsiderados durante os quase 50 minutos de palestra.

palestra rpg

Acho que a timeline definida por ele meio que misturou tanto alguns conceitos, ora falando de filmes, ora de Pokémon pro Game boy, que alguns bloggers saíram de lá escrevendo que a palestra contou a história do MMORPG. (aqui)

Apesar disso, dentro do que se propôs o cara falou com propriedade e conhecimento de causa. Descobri muita coisa bacana, até sobre gamefication que curto bastante. Então não foi dessa vez que vimos o RPG de mesa dominar a Campus Party, inclusive na entrada, quando fui retirar minha credencial o garoto que verificou meu cadastro olhou as informações, viu que o email cadastrado era O RPGista e soltou um alegre: “Pow, RPG? Gosto demais, uma vez eu ferrei meu joelho no futebol e tive que fazer”. Percebendo que o papo era surrealmente real, desenvolvi um desprezo tão grande que nem senti vontade de responder o cretino. Parabéns campeão, vai passar a vida achando que eu sou fisioterapeuta!

Agora voltando ao assunto, fica o vídeo pra vocês curtirem aqui embaixo. 

Rpg 2599764700095647003

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online