A jornada do Storyteller

storyteller
… pois é roleplayerzada, não imaginaram que eu levaria esse lance de Storytelling a sério. Mas levei e pra quem não sabe ou não está nem aí passei a última semana de Janeiro na terra da garoa ácida, São Paulo, fazendo o curso de Inovação em Storytelling: do branded content à transmídia na ESPM (eu sei que o nome já fez muito cérebro se deteriorar, mas calma aí nerd que eu vou explicar).
O time dos professores era composto por Martha Terenzzo, Fernando Palacios, Bruno  Scartozzoni e Marco Franzolim. Não há nada para dizer destes nomes além de que são verdadeiros mentores/Jedi/mestres dos magos capazes de invadir nossas mentes com conceitos avançados.
Começamos por Branding, posicionamento estratégico e gerenciamento de marcas. Passamos por arquétipos junguianos e sua relação com marcas. Em outro momento discutimos elementos principais do Storytelling, evolução narrativa e técnicas para definir os pontos altos da sua história… aprofundamos em criações de personagens, artefatos e universos ficcionais e terminamos nossa viagem fantástica com um pouco de transmídia.
Estudamos cases de marcas que utilizam o storytelling com sucesso e a maestria com que os nossos mentores discursavam era algo inspirador. O que tenho mais a dizer? Até gravei um vídeo:


Além de todo esse conteúdo intensivo de Storytelling conheci muita gente bacana, inclusive o Tiago Castro que é Coorganizador da Fantasticon. Como a gente aprendeu no curso, toda boa história tem transformações, acabei tendo percepções incríveis sobre o poder das histórias (e do RPG). … e foi assim que @O_RPGista começou sua jornada como Storyteller!
Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment