rpgvale
1599924783602205
Loading...

RPG pode te tornar um profissional bem-sucedido fora do nosso mercado

Quando se pensa em trabalhar com RPG a primeira coisa que vem a nossa cabeça é “produzir games ind...

nerd nao, geek - rpg
Quando se pensa em trabalhar com RPG a primeira coisa que vem a nossa cabeça é “produzir games independentes”, “boardgames” ou criar nosso sistema, lançando livros
Ok, tem muita gente que faz isso e faz bem por aí, o pessoal das editoras indies tem provado o seu potencial, mas não é bem isso que estou falando nesse post. Estou falando de profissionais que usaram o RPG como base para outros tipos de trabalhos e usam isso para marcas gigantescas.
A revista superinteressante mostrou um deles, há um tempo atrás (eu vou citar outro que conheci, mais tarde).
Maurício é um dos maiores nomes em storytelling. Fundou sua empresa com Mark Warshaw,  um dos responsáveis pelas estratégias por trás do conteúdo 360º da série Heroes. Maurício está por trás de diversas ações publicitárias de empresas como Petrobrás, Coca-Cola e Rede Globo. Mais do que tudo, ele se considera um bom contador de histórias.
Essa breve descrição já é o suficiente para fazer a mente explodir… tipo Heroes na parada!!!
Para nós, roleplayers o Storytelling pode parecer apenas um sistema de jogo, mas no mundo dos negócios ele é uma estratégia de comunicação baseada em transformar o conteúdo das propagandas, aonde você encontra novas ofertas em entretenimentoisso porque as pessoas são carentes de boas histórias e com todas essas mídias surgindo e fragmentando a audiência apenas aquelas que conseguem ser interessantes podem prender a sua atenção.
heroes transmidia
O que chamou a atenção do autor do post na superinteressante foi exatamente o fato do cara considerar o Roleplaying Game como uma das coisas determinantes para a sua carreira. Começou a jogar cedo e inclusive desenvolvendo seus jogos e vendendo-os. Ele não é o único o Editor de conteúdo infantil da Abril também considera o RPG como importante pra sua vida profissional.
Acho que é por isso que anos depois eu vim parar aqui na Editora Abril (onde hoje sou editor-chefe dos sites do Núcleo Infanto-Juvenil, que reúne SUPER, MUNDO ESTRANHO, GUIA DO ESTUDANTE E RECREIO) e me dei bem criando jogos e narrando histórias multimídia (aliás, lancei meu primeiro livro este ano também).
Ahm e a outra pessoa que quero citar aqui é o Vince Vader, game designer e professor da ESPM que conheci durante o curso de estratégias de games para comunicação e marketing. O cara é autor de mais de 30 jogos para celulares, internet e tabuleiros e também tem seu livro LUDIFICADOR - Um guia de referências para o game designer brasileiro. Já não é segredo que esse tipo de mídia é acessível a todos, graças também a variedade e descontos em Celulares, com sistemas como o Android que encontramos pela internet.
Então a próxima vez que alguém disser que jogar RPG não leva a nada mostre esse artigo para ele! Veja o link da superinteressante aqui
Rpg 5215893304130360914
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online