rpgvale
1599924783602205
Loading...

O inominável, Lovecraft

Olha só nerdaiada que rola uns dados, todo mundo sabe do que estou falando quando cito “dicas de m...

Dicas-de-Mestre

Olha só nerdaiada que rola uns dados, todo mundo sabe do que estou falando quando cito “dicas de mestre”, são aquelas dicas de quem já joga rpg para quem está começando ou quem quer ter uma visão mais ampla de tal assunto.

Nós já escrevemos algumas bem maneiras que vou citar abaixo, mas primeiro tenho que avisar que elas estão de volta… ganharão mega destaque aqui no RPGvale, do qual eu o bárbaro com o machado mais afiado do universo rolelplayer estarei indicando não só situações de regras e sistemas, mas também links e conteúdos que possam auxiliar os jovens mestres a desenvolver melhor sua prática de jogo.

O universo de Lovecraft

Pra quem não sabe, Lovecraft foi um dos maiores gênios da literatura de terror americana, e eu estou falando daquele horror inteligente e extremamente dramático, capaz de deixar você tenso sem ter que fazer muito sangue jorrar. O mais fantástico é como ele consegue fazer com que você fique submerso naquele universo através das palavras que escreve.

Um dos artifícios para isso é colocar o leitor no ponto de vista da primeira pessoa, a que está descrevendo a cena… além disso uma pitada de ficção científica surge para dar veracidade aos contos de um modo que você se pega discutindo consigo mesmo até onde vai a fantasia naquele contexto.

Se você gosta mesmo desse gênero de Terror Gótico, não pode viver sem uma referência dessas e eu nem vou precisar falar muito tem um conteúdo bacana sobre ele na web:

rastro_02

Rastro de Cthulhu RPG

A editora Retropunk trouxe para o Brasil o rpg que ganhou dois ENnie Awards, um para Melhor Regras e outro para Melhor Escrita, baseado na obra de Lovecraft.

Rastro de Cthulhu é um jogo completo (você precisa apenas dele para jogar) ambientado na década de 1930. Suporta tanto jogos no estilo Pulp (para aventuras como Indiana Jones com um toque de horror e paisagens exóticas até textos de Robert E. Howard) quanto no estilo Purista, em aventuras de horror intelectual e medo cósmico no melhor estilo da obra de HP Lovecraft, que combinou os dois, algumas vezes na mesma estória.

http://loja.retropunk.net/product_info.php?products_id=31

 

Abrindo o baú das dicas de mestre

Como ressaltei no texto o fato dos textos de Lovecraft serem escritos em primeira pessoa, me veio a mente uma dica de mestre das antigas que é bem bacana. Nela você fica sabendo de outros pontos de vistas narrativos e como aplica-los na sua aventura.

The_Storyteller_by_vacuumslayer_post_thumb[2]

O ponto de vista narrativo no RPG - http://www.rpgvale.com.br/2011/08/o-ponto-de-vista-narrativo-no-rpg.html

Espero que tenham curtido as dicas dessa semana, caso queiram divulgar ou indicar links, artigos ou qualquer coisa para o blog anotem meu email orpgista@rpgvale.com.br ou sigam-me os bons https://twitter.com/O_RPGista

Livros 8809979303980545810

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online