rpgvale
1599924783602205
Loading...

Beat'em Up! RPG - A nostalgia em forma de pancadaria

E aí, roleplayers! Quem se lembra das infinitas horas passadas na frente de um fliperama des...



E aí, roleplayers!

Quem se lembra das infinitas horas passadas na frente de um fliperama descendo a porrada em uma torrente de capangas até chegar o vilão chefe de fase? Pois é, qualquer moeda no bolso era sinal verde para dar uma escapulida da família e ir direto para alguma dessas máquinas se divertir. Os jogos normalmente eram divididos em três estilos diferentes: “corrida”, “lutas” e “bater andando”, este último conhecido como beat’em up. Mas espera, sou muito novo e não faço ideia do que é esse termo significa. Ok, vamos lá!



Beat’em up é um estilo de jogo onde o personagem vai avançando e descendo a lenha em uma infinita quantidade de capangas ordinários até chegar ao chefe de fase, como já dito. O legal está em não ter uso de armas de fogo ou até mesmo armas brancas em alguns casos - armas são utilizadas muitas vezes como bônus especiais -, o negócio é cair na porrada e ir avançando pelo nível. Nada de mudanças de ângulos ou gráficos 3D. A única câmera segue o avanço do personagem. Normalmente os personagens eram divididos em três tipos: o fortão bruto e lento, o mais fraco e ágil e, claro, aquele que era mais equilibrado.

Alguns jogavam no fliper, porém outros jogavam nos consoles como NES e mega drive que também possuíam jogos do estilo. Como exemplos clássicos desses games podemos citar: Final Fight, Streets of Rage, Golden Axe e Cadillac and Dinosaurs. Se você NUNCA jogou nada parecido posso apenas lamentar profundamente este fato, você não tem ideia do tamanho da diversão que é.


A questão hoje é: Vocês sabiam que existe um RPG de mesa baseado nestes jogos?
Isso mesmo! Daniel “DM” Martins criou o Beat’em Up RPG - Um Jogo de Porrada Nostálgica.


Como vocês podem imaginar, a ideia é reproduzir o estilo bater andando no RPG de mesa. O sistema é bem compacto e tão fácil de jogar quanto o 3D&T. Ele é baseado em quatro características: Power, Skill, Speed e Stamina e utiliza dados d6. Um trabalho deveras simples mas muito, eu disse MUITO, divertido. Principalmente para os entusiastas e saudosistas. O e-book pode ser baixado aqui,gratuitamente. O trabalho visual está realmente muito bom. Apesar do excesso de termos em inglês, (quase) sempre há a tradução em parênteses. 

Contudo, apesar de todo o saudosismo e nostalgia envolvidos no jogo, há um problema, na verdade mais um incômodo: o Beat’em Up! RPG favorece um jogo rápido e divertido que se encaixam naqueles momentos entre uma campanha mais séria e outra, contudo ele carece um pouco da essência do role play, a verdadeira interpretação. Mas ao que entendi essa é a proposta do jogo. Um jogo sobre porrada. Pura e simplesmente.
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online