rpgvale
1599924783602205
Loading...

Nem todo mundo quer ser Warcraft

Ok, a Blizzard conseguiu 12 milhões de players sem vida para o World of Warcraft e suas expansõ...

player-massivo

Ok, a Blizzard conseguiu 12 milhões de players sem vida para o World of Warcraft e suas expansões... e quando a gente entra no assunto MMORPG, muita gente esquece de uma coisa: O mundo não é feito por 12 milhões de jogadores apenas.

A gente está presenciando uma porrada de novos games surgindo no Brasil e ainda assim tem gente que vai dizer, ahm mas não chegam aos pés do WOW - claro não chegam mesmo, mas nem sempre chegar lá é o objetivo.

Lotro, SWTOR e outros títulos já provaram que não é tarefa fácil e, principalmente a curto prazo... o que fez WOW ser esse sucesso todo (na minha opinião) foi um conjunto de estratégias e lançamentos que deram certo seguidamente. Warcraft já era viciante antes de se tornar online -e na verdade tenho um brother que joga o III incansavelmente até os dias de hoje...

O mercado de MMORPG é bem fragmentado e existem publishers que preferem trabalhar nesses fragmentos, pegando os públicos com gostos “nem tão populares” como velho oeste, ninjas, terror e outras subcategorias de gêneros mainstream.

mmorpg

Assim ela pode fazer grana juntando vários jogos com público engajado. E não pensem que isso é uma estratégia fracassada, ela já vem sendo utilizada na Ásia há um bom tempo, assim como o modelo F2P dos MMOs Chineses. A parada de games online por lá é tão violenta que deve ser considerada um local TOTALMENTE a parte do Ocidente... e se houvesse um jogo com as mesmas características de sucesso do Wow por lá, ele bateria todos os recordes sem precisar vir pra cá.

Imagino o trapo que é cuidar e gerenciar uma marca como WOW, basta lembrarmos do tempo que a Activision/Blizzard ficou sem lançar um título novo (quase 10 anos), somente investindo nas atualizações e expansões do World of Wacraft. O que nos dá uma ideia de como o investimento acaba sendo direcionado. Talvez, o maior erro do Star Wars The Old Republic é exatamente ter sido arrogante no discurso de lançamento... que iria revolucionar e por fim tiveram que se render ao modelo F2P pra conseguir players. Ainda mais agora que a franquia Star Wars foi comprada pela Disney…

Darth-Vader-Disney1

Duvido que isso aí não vai impactar o game.

Player Massivo 3901252119932582717

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online