rpgvale
1599924783602205
Loading...

Game Over 14 - Games, empregos e Expo 2012

Hiho, gamers desempregados (ou não)! Então, após o hiato da semana passada, estamos de volt...


Hiho, gamers desempregados (ou não)!

Então, após o hiato da semana passada, estamos de volta com mais uma Game Over! E, dessa vez, que tal falar um pouco sobre uma pergunta que vocês mesmos já devem ter feito? Então, senhoras e senhores...

Como diabos eu consigo um emprego na indústria dos games? 

Vem comigo descobrir!


Então, sabe quem vai responder essa perguntam hoje? É ninguém menos do que a Valve, a empresa criadora do nosso amado Steam. E, se você não sabe o que é o Steam, você não vive nesse época.


O fato é que o Chet Faliszek (gamewriter da Valve, criador do storyline de Half-Life e Portal), deu uma palestra na Eurogamer Expo que responde isso de uma maneira bem simples:

"Crie alguma coisa."
É isso. Simples assim.

"Eu estou falando sério.", diz Chet. "Não existem segredos, não existem requerimentos. Você não precisa ter experiência. Apenas crie alguma coisa."
Segundo Chet, a pergunta que está na boca de todo mundo é a mesma:

Se eu não tenho experiência, como posso adquirir essa experiência uma vez que todos os empregos querem que eu já a possua?

Ao que Chet responde de uma maneira bem direta:

"O negócio é assim: a vida não é justo. Não é a função da empresa te dar experiência. É a SUA função. O melhor currículo que você pode fazer é criar algo. Então crie."
Chet também recomenda que os criadores de jogos Indies participem de fóruns indies e se envolvam com a comunidade online. Além disso, é sempre possível fazer upload de jogos em diversos sites que oferecem essa oportunidade, como o Steam Greelight, da Valve.

"Como você ganha um emprego na indústria dos jogos? A resposta é: você se dá um. É simples assim. Você controla o seu próprio destino. Crie o seu currículo e mande para o mundo."
"Na Valve nós pensamos muito nisso. Nos perguntam isso o tempo todo. Nossa resposta costumava ser: faça alguma coisa. Mas, na verdade, você quer mais que isso. Você quer criar algo; e, então, você quer distribuir isso, ganhar feedback e melhorar cada vez mais"
"Então, hoje quando você chegar em casa, pegue qualquer ideia que você tenha e qualquer computador que você tenha, qualquer software que você tenha e crie algo que você possa distribuir. Comece a trabalhar nisso. Cada dia que você chegar em casa, trabalhe um pouco nisso. Mostre aos seus amigos. Fale sobre isso. Pegue a opinião dos outros. Teste. E, quando estiver pronto, distribua." 
"E pronto. Você acaba de conseguir um emprego na indústria dos jogos."

A verdade é que quem tenta um emprego nessa área sem nunca ter criado nada, está fadado ao fracasso. Ninguém vai te conhecer, você não vai ser nada além de um pedaço de papel - o seu currículo - e isso é fácil de dispensar quando há tantos outros que já criaram alguma coisa, por menor que seja.

Por fim, é sempre legal lembrar que os jogos não precisam ser grandes para chamar a atenção! Apenas fique de olho no mercado e foque em algo legal. Muitos pensam que a palavra-chave aqui é "inovação", mas não é! A palavra chave é: "diversão". Foque em algo divertido e se comprometa com isso.

"As pessoas já fizeram coisas realmente estúpidas e burras, que nos fizeram rir e nós recusamos; mas, depois, pensamos sobre ela", diz Chet.

Aliás, querem saber mais sobre o que ele tem pra nos dizer? Saca só esse vídeo dele na Eurogamer Expo:



Então, o que acharam? Você já trabalha com games ou quer trabalhar? Conta pra gente a sua experiência ali nos comentários! E, claro, sugestões e críticas sempre vão ser legais, bastando ir ali me gritar no twitter!

Até próxima semana, pessoal!

Cheers!
jogos 1521253628187999611
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online