rpgvale
1599924783602205
Loading...

Eu quero o D&D no Tablet e sem a Devir!

… só que ainda estou sem tablet! Mas sem problema, isso dá um tempo aí pras editoras se agitarem...


… só que ainda estou sem tablet!

Mas sem problema, isso dá um tempo aí pras editoras se agitarem e entrarem na onda que está rolando no mercado editorial nerd. Eu estava lendo no MDM esses tempos a notícia que a Marvel iria simplesmente começar a publicar suas HQs em formato flip - aquele para ser lido em tablets e comprado em lojas como a do Google Play.

Entretanto o principal dessa notícia é que isso implica em uma distribuição direta, sem terceiros como a Panini aqui nas terras tupiniquins. Isso porque eles pretendem mesmo é fazer as traduções por lá... o que seria muito foda.
Esse mercado de publicações digitais tem crescido demais, editoras como a Abril tem lançado cada vez mais aplicativos para suas publicações. 
Elas trabalham em uma estratégia interessante, dividem o conteúdo entre o grátis e o pago e fazem oportunidades para quem quer assinar a revista ou a revista mais o app - também trabalham com mais conteúdo nesse caso, já que na revista não cabe todas as fotos de um evento, mas no Tablet sim... além de videos, infográficos e coisas interativas.

Pra termos uma ideia melhor do impacto dessa convergência... site, revista e formato digital. Nos EUA, a audiência digital de algumas publicações ULTRAPASSAM a física e, isso leva novos leitores para a revista. Isso ainda não rola por aqui, mas um dado bacana do IVC (instituto que verifica a circulação de periódicos) mostra que em alguns casos o tráfego do site jornais grandes chegam a 15% de audiência vinda dos tablets


Agora chega do papo chato e vamos ao que interessa:
Quem diria se a WOTC seguisse pelo mesmo caminho... imaginem se TODAS as edições do D&D, suplementos e romances originais fossem publicadas assim?

Eu não ligaria em nada de pagar R$20 ou R$50 em um aplicativo bem feito, com mapas... animações dos persoagens e quem sabe roladores de dados - acho que estou querendo demais auhau.

Mas pensem bem... já que nosso mercado é de nicho e muitas vezes as editoras encontram dificuldades para lançar títulos a um preço que compense, quem sabe se publicar nesses formatos para Ipad não facilite as coisas. Não estou dizendo para acabar com os livros, mas agregar outros em novos formatos. O Pdf é bacana, porém parece que não evita a pirataria. O que acham?
Rpg 3942167063995168276
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos

Curso Online