rpgvale
1599924783602205
Loading...

Retrospectiva Especial #3anosdeRPGVale

Pois é Roleplayers, passaram-se 3 anos desde que nosso querido mestre Ale Santos , o famigerado O_RPGista , deu inicio a esta tabern...



Pois é Roleplayers, passaram-se 3 anos desde que nosso querido mestre Ale Santos, o famigerado O_RPGista, deu inicio a esta taberna, com o tempo alguns cavaleiros se juntaram ao seu redor para dar continuidade e auxilio a quest épica de levar até vocês leitores, um conteúdo relevante de qualidade, de gerar discussões e promover a troca de informações, buscando sempre enaltecer nosso querido hobby, de ter o prazer de ensinar algo a respeito do que conhecemos e mais prazer ainda em aprender com todos os leitores que interajam conosco.
Com o passar do tempo a Taberna do Vale foi crescendo, aos poucos foi recebendo novos integrantes, eu Elwe Razengor, mesmo não estando tão presente quanto gostaria, tenho o maior orgulho de me juntar a estes loucos, olhar para um exército de Orcs, bater no peito e berrar: Aqui é RPG Vale, P#@&*!!!!
E não apenas os integrantes do RPG Vale foram evoluindo, neste espaço de 3 anos, aparentemente curto, porém ao olharmos para traz, vemos o quão longa e árdua foi nossa jornada. No passar destes anos, o próprio RPG Vale foi evoluindo, ganhando personalidade, crescendo em numero de colunas e qualidade. De forma alguma direi que o RPG Vale é o melhor blog de RPG que temos no Brasil, nossa blogosfera RPGista como muitos de vocês devem saber é ampla, gigantesca, mas com toda a certeza posso dizer, o RPG Vale é um blog único, sem igual, com estilo e personalidade própria.

Então hoje iremos fazer um Retrospectiva diferente, vamos relembrar alguns momentos especiais que marcaram estes 3 anos de história para nós do RPG Vale e aos nossos leitores que nos acompanharam até hoje compartilhando o #RPGPower por toda a blogosfera e garantindo muito XP dobrado a todos que por aqui passaram. Realmente tem muita coisa, mas vamos tentar fazer um resumão pra não ficar muito comprido.



# RPG Vale em busca da premiação Top Blogs ao longo destes 3 anos: 2010, 2011, e 2012.

E vejam só roleplayers, desde seu inicio em 2010 nosso querido blog sempre marcou presença na badalada premiação Top Blogs do Brasil. Antes de mais nada devo lembrar a todos que nós concorremos sempre no grupo de Games, exatamente, não existe um grupo especifico voltado para o RPG, portanto, ostentamos o nome do RPG com orgulho entre as centenas de blogs de games do país, e nos dois últimos anos em que participamos, levamos pra casa o tão merecido e batalhado premio, entre os 3 melhores blogs de Games do país. Neste ano de 2012 como já esta se tornando uma tradição da casa, estamos concorrendo novamente e contamos com o apoio de todos os nossos leitores para mais uma vez representar nosso querido hobby com orgulho entre os melhores blogs de Games do Brasil.



# RPG Vale e um batalhão de Bardos nas Canções da Meia-Noite: Link 1, Link 2 e Link 3.

Para quem não sabe, ou não lembra, a coluna Canções da Meia-Noite criada pelo nosso querido Bardo Ent Daniel DarkWolf tinha como objetivo trazer para os leitores informações a respeito de filmes e games que tinha alguma ligação com nosso mundo RPGista. Com o passar do tempo a coluna foi reformulada e aderiu a forma como conhecemos hoje em dia, tornando-se um espaço para todos os Bardos, conhecidos ou não, de se apresentarem e divulgarem seus contos, vale dizer que esta taberna já nos apresentou um batalhão de bardos, e um dos momentos mais marcantes da Canções da Meia-Noite foi um conto criado pelo nosso grande amigo Ricardo Urbano, que vez ou outra marca presença por aqui, e nos presenteou com uma homenagem a coluna dos bardos.


# RPG Vale expandindo a guilda com o mega projeto Blogging Heroes: Link1, Link2 e Link3.

Provavelmente todos já conhecem o Blogging Heroes, projeto criado pelo mestre O_RPGista, que permitiu aos RPGistas sem grupo e/ou mestre aderir a apreciação do hobby via Skype. Depois que a ideia amadureceu e começou a ganhar espaço na nossa blogosfera, o Blogging Heroes passou a não apenas oferecer uma alternativa aos roleplayers, tornando-se também uma ferramenta de ensino para formação de novos RPGistas, contando com oficinas e palestras, tudo para divulgar e elucidar nosso hobby para desconhecidos do mesmo, e para tal conta com o apoio de grandes nomes, incluindo nosso amigo Leandro Rodrigues o famoso Duncan Salazar (Apendcity). O Blogging Heroes teve uma aceitação tão boa, chegando até a ser citado no megaboga Jovem Nerd.


# RPG Vale procurando la no Fundo do Baú as velharias da nossa infância: Link1, Link2 e Link3.

A coluna Do Fundo do Baú fez com uma galera parasse tudo o que estavam fazendo e relembrassem dos bons e velhos tempos, quando tudo era melhor, comentário um tanto saudosista, mas é a verdade, pois naquela época existiu a Rede Manchete!!! E muitos de nós vivíamos vidrados na telinha acompanhando as aventuras inéditas Yusuke Huramechi entre outros grandes nomes. Foi nesse passado glorioso também, que conheci uma das melhores leituras que já tive, quem lembra da formidável trilogia de Dragonlance? Acesse os links e de uma relembrada, vale muito a pena.


# RPG Vale contribuindo para que sua mesa tenha muito mais Roleplay: Link1, Link2 e Link3.

E como já era de se esperar de um blog que fala sobre o RPG, onde todos que aqui estão conhecem alguma coisinha ou outra sobre o assunto, sempre rola algumas Dicas de Mestres que servem tanto para jogadores já experientes no hobby, quanto para iniciantes que buscam levar algum diferencial para suas mesas de Roleplay. E mesmo tendo as experiencias dos autores nos posts, quem conferir os comentários dos mesmos, iram receber XP dobrado pelas dicas dadas pelos leitores do blog também, confiram.



# RPG Vale rolando Decisivos & Críticos, entrevistando grandes nomes: Link1, Link2 e Link3.

A coluna DnC (Decisivo & Crítico) que antigamente abordava temas aleatórios ganhou seu espaço no universo RPGista após se consolidar como coluna de entrevistas. Mas muito antes da DnC ganhar esta roupagem, o RPG Vale já entrevistou algum dos nomes mais conhecidos do nosso nicho. Só para ressaltar algumas das melhores entrevistas, rolou um bate papo muito legal com o super gente fina Leonel Caldela (autor da Trilogia Tormenta), também rolou uma entrevista  com o Dr. Careca, ele mesmo, o grande JM Trevisan (Tormenta, LeddHQ), e para quem é fã de HQs teve até uma conversinha com o mago dos quadrinhos Rod Reis (DC Comics)!


# RPG Vale Como Você Nunca Viu, ou já?Se sim veja novamente: Link1, Link2 e Link3

Esta é uma das colunas mais antigas do blog, criada e mantida pelo amigo Marcos Bitetti e eventualmente pelo nosso guardião dos portões Artur Killdragon, a coluna Como Você Nunca Viu apresenta aos nossos leitores uma visão geralmente diferente de personagens já conhecidos, tem de tudo que é forma, e sem duvidas é uma das colunas que mais surpreende a todos. Além de oferecer espaço para novos (e velhos) artistas, a coluna tornou-se consagrada ao oferecer ao nosso publico um acervo de imagens relacionadas com temas sugeridos pelos próprios leitores, vale muito a pena conferir, acesse os links e surpreenda-se também.



# RPG Vale reverencia os desenhistas supremos, os Paladinos da Arte! Link1, Link2 e Link3.

Muitos dizem que desenhar é uma Arte, mas dominar tamanha excelência não é algo tão simples como podemos imaginar, mas alguns profissionais ao longo de suas carreiras dominaram com perfeição tamanho conhecimento sobre a Arte e alcançaram um nível especial e totalmente singular. E na visão de nosso grande amigo Artur Killdragon, esses profissionais tornaram-se Paladinos da Arte, e na coluna de mesmo nome vocês leitores poderão ver exatamente o porque tais artistas merecem tamanha atenção.


# RPG Vale no mundo dos MMORPGs, tem Players pra tudo que é lado: Link1, Link2 e Link3.

Sempre rola muita discussão e até mesmo uma certa rivalidade entre o RPG de mesa e os MMORPGs, e a nossa taberna é frequentada por tudo que é guerreiro(a), sejam roladores de dados, ou os Players Massivos. Esta coluna criada pelo mestre O_RPGista não tem como objetivo fazer tutoriais, mas sim falar a respeito dos pontos altos e baixos que existem no universo dos MMORPGs. Tem desde críticas a respeito do comportamento dos jogadores dentro dos RPGs Online, experiencias vividas pelo próprio O_RPGista dentro e alguns jogos, e além de tudo isso, a coluna Player Massivo informa aos nossos leitores como anda o mercado dos MMORPGs la fora, o que sera lançado e o que chegara no Brasil, se você é um jogador igual a nós, acompanhe a coluna e fique sempre bem informado.



# RPG Vale soa o gongo e cria os maiores duelos que podemos imaginar: Link1, Link2 e Link3.

Em uma batalha de vida ou morte, dois grandes nomes são colocados frente a frente para finalmente decidir quem é o Ban-Ban-Ban do pedaço. É interessante dizer que a coluna tem um nome popular dento dos MMORPGs (PVP - Player Versus Player), esta sempre repleta de personagens de Quadrinhos, Animes, Cinema, e seu combate é definido totalmente pelo Roleplay, onde todos os leitores são convidados a escolher quem sairia vitorioso nesse combate, o porque e como ganharia um PVP tão imaginado por nós fãs. Quem nunca pensou como seria um combate entre Dumbledore e Gandalf? Muito legal né?! Vejam nos links como terminou e quem levou a melhor, nos PVPs mais épicos que nossas mentes RPGistas poderiam criar.   



# RPGCast, o único Podcast que mata o dragão e mostra o machado! Link1, Link2 e Link3.

Se pudermos apontar uma coluna que ao longo desses 3 anos evoluiu muito, sem duvidas devo citar o RPGCast, inicialmente tinha como base abordar temas específicos, entrevistar autores do universo RPGista, falar a respeito de algum game ou filme, e durante a sua 1ª temporada rolou alguns Podcasts excepcionais, como o bate papo com John Bogea (Terra Devastada), e teve até um episódio falando do RPG como ferramenta de Ensino com a participação dos grandes Abner Almeida (Apendcity) e o Palada Santiago (psicopedagogo e Paladino nas horas vagas). 
Após acumular bastante XP com a 1ª temporada, nosso editor Artur KillDragon, juntamente com O_RPGista e Daniel DarkWolf formaram o grupo dos Cavaleiros do Vale, reformulando toda a estrutura do RPGCast, acrescentando puro roleplay nas gravações, e o nosso amigo Abner Almeida (Apendcity) ficou encarregado da narração e evolução da trama. Esta esperando o que? Corra para escutar alguns RPGCasts que rolaram durante estas 2 temporadas  e acumule você também XP dobrado.



# RPG Vale e Douglas Feer apresentam o mundo RPGista em tirinhas cheias de #RPGPower: Link1, Link2 e Link3.

Douglas Feer é o desenhista e responsável pela coluna Roll D6, suas tirinhas retratam muitos dos momentos que nós RPGistas vivenciamos durante nossas sessões de RPG. A Roll D6 conquistou a galera de tal forma que algumas de suas tirinhas tornaram-se virais no Facebook arrancando risos por onde passa. E vejam que interessante, de inicio a Roll D6 tinha como objetivo retratar as frases marcantes ditas no #proverbiorpgista, criado pelo mestre O_RPGista, e no decorrer de sua evolução foi estabelecido o formato que todos conhecemos hoje, muito bacana mesmo. Lembrando que a coluna é postada toda terça feira, então acompanhem, porque vocês iram lembrar de algum jogador do seu grupo com certeza ao ver a tirinha.



# RPG Vale monta um Acampamento para bater um papo em frente a fogueira: Link1, Link2 e Link3.

Nada mais tradicional do que reunir-se com os companheiros em frente a uma fogueira para conversar, ao menos no mundo de fantasia que é o RPG isso sempre acontece. E basicamente foi o motivo de criação dessa coluna repleta de informações, abrir espaço para autores divulgarem seus materiais, para os leitores expressarem suas opiniões, e para discutirmos muito do que rola no mundo dos RPGs e MMORPGs. Quem mantinha o Acampamento Bardo em funcionamento era o mestre O_RPGista, e com o tempo nosso querido Ent Bardo Daniel DarkWolf assumiu sua posição, dando então mais enfase ao nome da própria coluna. Todos sabemos que "Dois Bardos não faz um acerto" #proverbiorpgista, mas não há motivos para ficarmos preocupados, sem duvidas alguma nosso Bardo esta mandando muito bem no Acampamento. 


# RPG Vale faz a cobertura completa dos principais Eventos de RPG, Games e Literatura: Link1, Link2 e Link3.

Para quem não dispõe de tempo, ou reside em outras cidades de difícil acesso para a maioria dos Eventos que rolam no mercado, o RPG Vale envia um de seus escritores para realizar a cobertura completa do evento, e acreditem se quiserem, nosso blog é sempre bem recebido na maioria dos grandes eventos como Imprensa, o que nos permite realizar uma cobertura de melhor qualidade para vocês leitores. Eu Elwe Razengor tive o prazer de fazer a cobertura de alguns eventos aqui em Sampa, desde o lançamento do livro de Leonel Caldela (Deus Maquina), o lançamento de World of Warcraft no Brasil pela Blizzard, entre outros. E pela internet ainda rola um acompanhamento por parte do mestre O_RPGista que além de divulgar as principais informações sobre o evento, realiza na maioria das vezes uma critica a respeito dos mesmos, o que gera de certa forma discussões e longos debates a respeito da visão que temos aqui no blog, pois somos francos, não buscamos criar polemicas, mas visamos passar para os leitores nossa opinião.


# RPG Vale aperta start e fala tudo a respeito de games e consoles na coluna Game Over: Link1, Link2 e Link3

E vejam só, um blog que fala bastante do mercado de RPGs de mesa, esta sempre por dentro dos lançamentos de MMOs, não iria deixar de lado o imenso e interessante Universo Gamer. E nosso companheiro Thiago Fernandes assumiu a responsa de cuidar deste assunto, o que ele faz com maestria e olhar critico. A cada post do Thiago aprendemos um pouco mais sobre os games, da parte técnica, do designer, desde os conceitos básicos até certos detalhes que passariam despercebidos pela maioria dos jogadores. Mas não se preocupem gamers de plantão, no que diz respeito a reviews, tutoriais, dicas, entre outras coisas, já esta previsto para 2013 algo especial para vocês. Então fiquem ligados pois essa coluna ainda ira dar o que falar.



Gostaria de agradecer a todos os nossos leitores, pela amizade, por vir a nossa taberna e muito mais do que isso por fazer parte dela, por comentar, deixarem suas opiniões, sempre enriquecendo o próprio conteúdo que aqui é criado. Já foram 3 anos de muita diversão, fazendo um trabalho interessante e relevante para quem ama o RPG, e para quem desconhece  este hobby também, acredito que posso falar em nome de todos os autores do RPG Vale, na nossa taberna louca todos são sempre bem vindos, puxem a cadeira que o caneco de já esta chegando.
E já que estamos relembrando um pouco da história do blog, você leitor pode participar conosco usando a tag #3anosdeRPGVale pelo twitter e nos dizer o que nestes 3 anos de RPG Vale foi marcante para você também, participem e continuem fazendo parte dessa grande história.

Abraços.
Retrospectiva 5770276321502138270
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos