rpgvale
1599924783602205
Loading...

Mitos e Masmorras #03 - RPG na educação?

Hiho, pessoal! Todos nós, jogadores de RPG, sabemos como seria legal uma sala de aula onde o professor usasse o RPG para ensinar a ...


Hiho, pessoal!

Todos nós, jogadores de RPG, sabemos como seria legal uma sala de aula onde o professor usasse o RPG para ensinar a matéria para os alunos, certo? E, nesse contexto, não é novidade nenhuma que o uso de RPG na educação é uma ferramenta extremamente poderosa, certo? Errado.

Então vem comigo entender isso!

Infelizmente muitas escolas e professores ainda são muito resistentes quando o assunto é o uso da ferramente lúdica em sala de aula. E seja por preconceito ou por falta de conhecimento, diversos profissionais ainda não estão preparados para usar o RPG em sala de aula e, consequentemente, não sabem da capacidade que esse jogo tem de facilitar o entendimento do aluno.

Com isso em mente, surgiu um projeto: o Projeto Dungeon, criado para colocar o RPG dentro das salas de aula.

Começando...



Os jogos são uma ferramenta importante no aprendizado das crianças hoje em dia. Seja um jogo eletrônico ou de mesa, eles são poderosos artefatos capazes de combinar a tecnologia atual para permitir que o aluno experimente alcançar o seu objetivo em um ambiente diferente da sala de aula tradicional. 

Os RPG's (Role Playing Games - Jogos de Interpretação) são uma categoria de jogos onde os participantes assumem os papéis de personagens fictícios e criam/participam de uma história em grupo.

Em um RPG, os personagens são divididos em duas categorias: Os PJ (personagem-jogador) e os PNJ (personagem não-jogador). 

  • Os PJ's são controlados pelos jogadores - nesse caso, os alunos - que vivem a história criada pelo professor. 
  • Por outro lado, os PNJ's são todos os demais personagens que os alunos não controlam - que serão interpretados pelo professor. 

Viram como é simples apresentar os fundamentos do RPG para um leigo, certo? Certo.

Mas e na sala de aula?



Muitos estudantes acham determinadas matérias complicadas e confusas; e todos se perguntam a mesma coisa: como isso se aplica na minha vida?

Estudos demonstram que pessoas aprendem melhor quando possuem uma motivação forte e imediata para adquirir o novo conhecimento. Ou seja: não adianta explicar frações para um aluno do primário se você não mostrar para ele como aquilo pode ser útil agora mesmo em sua vida. E o mesmo vale para qualquer matéria.

Devemos também ter em vista que as crianças de hoje crescem em um meio de alta tecnologia, com um grande contato com jogos e diversas platafarmas de multimídia - e trabalhar na zona de conforto delas é uma boa maneira de facilitar o caminho para o sucesso.


Outra grande vantagem do RPG é o fato dele possuir um conjunto de elementos que, juntos, mantem os jogadores unidos e focados no assunto: as regras, o conflito/oposição/desafio, objetivos imediatos, interação e representação.

Sendo assim, o objetivo final é fazer com que, através da representação de situações-problemas na forma de narrativa, o professor possa mostrar para o aluno como a matéria se aplica na sua vida - enquanto os ensina a usar o conhecimento adquirido para resolver os problemas no jogo.

Projeto Dungeon?

Com tudo isso em mente, eu estou criando - com a ajuda de diversos profissionais - uma monografia que defende o uso do RPG nas salas de aula, explicando aos professores como utilizar essa ferramente e quais os benefícios dela em sala de aula.

Essa monografia será apresentada em escolas, eventos e onde quer que tenhamos espaço, para divulgar para o maior número de pessoas possíveis como utilizar o RPG em sala de aula (e dar aos professores um motivo para usa-lo).

Entre na nossa party!

Então, padawans, se você aí, amigo e amiga rpgista, tem interesse em colaborar - ou aprender - vem pro nosso grupo! Basta mandar um e-mail para "xthiii@rpgvale.com.br" dizendo como você pode colaborar ou dando a sua sugestão/tirando a suas dúvidas, ok?

Vamos resumir?

O Projeto Dungeon nasceu para colocar o RPG em sala de aula, como ferramenta de ensino. É um projeto acadêmico, documentado em forma de monografia, que será criado em conjunto com diversos colaboradores. O objetivo final é mostrar para professores e instituições de ensino como o RPG é uma poderosa ferramenta de ensino e como usa-lo na sala de aula.

No final, a monografia será distribuída junto de toda a documentação do Projeto Dungeon para qualquer um que tenha interesse em participar do projeto ou levar ele para a sua cidade/bairro/escola/etc.

Para participar e entender mais, é só mandar um e-mail para o Thiago Fernandes (xthiii@rpgvale.com.br) se apresentando e explicando como você acha que pode ajudar. 

E sim, eu falei de mim mesmo em terceira pessoa.

Mas e aí? Vamos levar a bandeira do RPG pras salas de aula?

Cheers!
Rpg 7085310777141851025
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos