rpgvale
1599924783602205
Loading...

Game Over #12 - Gamers, Nostalgia e 2013

Hey, gamers! Tá, ok. Eu sempre chamo vocês de "gamers", mas, vocês são mesmo gamers? Aliás, alguém aqui se considera um ga...


Hey, gamers!

Tá, ok. Eu sempre chamo vocês de "gamers", mas, vocês são mesmo gamers? Aliás, alguém aqui se considera um gamer? Porque, bom, vocês sabem... os gamers estão sumindo. E não sou eu que digo isso não! É a Forbes.

Exatamente, "A" Forbes. Então, vem comigo entender essa situação, ok?

Um estudo recente da Forbes diz que existem, aproximadamente, das 211 milhões de pessoas que jogam video games nos Estados Unidos, 5% delas pararam de jogar. Ou seja, aproximadamente 12 milhões de pessoas simplesmente largaram os games nos últimos 12 meses.

....... 12 MILHÕES DE PESSOAS!!!!!!!!!

Certo, vamos entender melhor esses números.

O censo dos EUA diz que o país tem aproximadamente 311 milhões de pessoas. Se 211 milhões jogam games, então podemos afirmar que uns 2/3 da população jogam video game. Parece bastante, né?

Sei que vocês estão dormindo com tanto número, mas tentem acompanhar. 

... por favor?

E de onde vem todos esses gamers e números?

FACEBOOK



Talvez venham da horda de usuários do Facebook que abandonaram a Zynga. Sabem, a produtora de Farmville? Pois é. Aliás, Farmville, sozinho, representa 30% do saldo da empresa.

Acontece que o número de jogadores que jogam Farmville atingiu o seu máximo com um pico de 34 milhões de usuários, porém, de acordo com a AppData esse número só chega agora a 18 milhões.

Isso dá... 16 milhões de jogadores perdidos?

Mas Farmville é um game casual, certo? E, segundo a Forbes, os jogos casuais sofreram uma baixa de apenas 2% (do total de 5% daquela baixa que eu falei antes). Aliás, os gamers casuais representam 13% do universo total dos games.

Então, de onde vieram as outras baixas?

HARDCORE



E os jogadores que - como eu - são os gamers hardcore?

Os gamers donos de console representam 21% do mercado, enquanto os que baixam (e pagam!) por jogos são 16% e, finalmente, os gamers que usam o PC são apenas 13% do mercado.

Bom, de acordo com a Cowen (uma empresa de pesquisa), as vendas de jogos físicos e consoles irá diminuir em 21% esse ano - o que é meio bizarro, uma vez que a EA diz que as vendas deles aumentaram em 25% no último ano.

Resumindo: as vendas de console físico diminuem, porém, as vendas de jogos só aumentam. Ou seja, os gamers estão abandonando os consoles e passando para outras plataformas digitais.

Ou, talvez, seja tudo culpa do Wii. 

Existe alguém que jogue Wii além de donas de casa? Idosos e crianças não contam.

.... e isso não explica onde estão os gamers que sumiram.

CRIANÇAS (pessoas entre 0 e 14 anos)




Uma curiosidade: as vendas de jogos feitos especificamente para crianças diminuiram em 15% do total da queda de vendas. O interessante é pesquisadores sugerem que 15% desses jogadores representam exatamente o número de crianças nos Estados Unidos. 

ENTÃO TODAS ELAS PARARAM DE JOGAR????

Não.

O mais provável é presumir que as crianças estão abandonando os jogos "para crianças" e jogando jogos voltados para outras faixas etárias e plataformas. Agradeçam aos iPads, iPhones e tablets em geral.

Ou seja, não foram as crianças as responsáveis pelo sumiço dos gamers.

E ONDE ESTÃO OS GAMERS QUE SUMIRAM????



A verdade é que os gamers sumidos não são exatamente gamers.

São, provavelmente, jogadores casuais - aqueles que jogam Farmville, Bejeweled, Angry Birds ou... bom...  Wii Fit. É.

Como qualquer pessoa "normal" que joga o mesmo jogo por tempo demais, eles simplesmente vão enjoar. Mas os jogadores casuais nem sempre procuram um outro jogo para substituir o antigo.

Eu, por exemplo, quando terminei Fallout 3, comecei Fallout: New Vegas. Quando terminei Dragon Age 2, voltei a jogar Neverwinter Nights 2; e assim por diante. A maioria dos gamers "de verdade", simplesmente substituem um jogo pelo outros, mas dificilmente param de jogar alguma coisa.

Mas pessoas assim são a grande minoria.

Pensem assim: se, agora mesmo, 1 a cada 20 "gamers" só jogam UM jogo durante a vida toda, você realmente acha que no ano que vem esses mesmos "gamers" ainda estarão jogando?

Então, senhoras e senhores, a verdade sobre os gamers que simplesmente estão parando de jogar é muito simples: eles não eram gamers. Quase ninguém é gamer. 

E, se você é gamer e está parando de jogar, então, provavelmente, você se encaixa no último grupo de gamers - que não quer abandonar os games mas acaba tendo que abandonar - e isso significa apenas uma coisa:



... você está ficando velho.

Cheers!

HERE COMES A NEW CHALLENGE!!!!!!!



Em breve....



Dúvidas? Sugestões? Oferendas? Vai lá no twitter!




game over 2099717275487935013
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos