Quanto mais apelão o MMORPG, mais a gente se relaciona com outros players

player-massivo
É isso mesmo cambada rpgista, já pararam para pensar em como uma mecânica de MMORPG pode fazer com que seu personagem seja mais sociável ou não dentro do game? Pois isso pode fazer do mesmo mundo algo bem mais amigável.
O que acontece no Wow frequentemente é que a possibilidade de subir de nível facilmente (nos primeiros) sem apoio de ninguém gera uma individualidade enorme. É fácil a gente presenciar um guerreiro passando correndo por nós enquanto tentamos completar as quests. As vezes, eles está fazendo a mesma, até, porém ocupado de mais pata trocar alguma ideia. É por este motivo, que dizem que World of Warcraft fica mais sociável nos últimos levels do game, afinal é quando começam-se a agrupar pessoas para Raids e dungeons complexas.
Por sua vez, DCUO já nasceu com uma mecânica valorizando o agrupamento voluntário nos primeiros níveis – se você tentar acabar com algum Boss vai quebrar seus equipamentos várias vezes antes de perceber que sozinho não rola.
dc universe online
A diferença pode ser sentida na formação dos grupos mesmo. No WOW você precisa do buscador automático do sistema de dungeons, ele coloca você e mais alguns outros no mesmo mapa… todos matam muitos oponentes e saem contentes com seus itens, mas raramente mantém a relação dentro do jogo.  No DC Universe Online vários players ficam nas entradas de instâncias esperando outros para formarem grupos, as vezes rola conversas antes… planejamento, mesmo que pouco e etc. É mais nítida a necessidade que um tem do outro e por isso se valorizam mais.
Não que um dos dois modos de jogar é melhor que o outro, isso depende mesmo do que você está procurando naquele momento… todo mundo sabe que ficar dando de babá o tempo todo é foda, mas também sair dando machadadas ao vento pode ser uma atividade repetitiva e chata sem alguém pra te acompanhar, ahaha.
Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment