rpgvale
1599924783602205
Loading...

Game Over #09 - Do fundo do baú - Versão Nintendo

Oh hai! É estranho como algumas terças tem Game Over e outras a coluna simplesmente some desse universo, não? Bom, na verdade, eu ...


Oh hai!

É estranho como algumas terças tem Game Over e outras a coluna simplesmente some desse universo, não? Bom, na verdade, eu confesso que sou um tanto quanto enrolado e costumo trabalhar mais rápido quando aldeões aparecem com tochas e ancinhos me mandando vir aqui escrever. E, como um presente pra vocês, eu vou parar de falar e deixar vocês irem pro que interessa.

Então vem comigo essa semana conhecer os melhores comerciais da Nintendo!

Os mais saudosos (eufemismo para "velhos") se lembram do "selo de qualidade Nintendo" e os mais novos possivelmente já viram o slogan "Wii would like to play". Não é novidade nenhuma para ninguém que a Big N tem uma vasta história de comerciais - dos mais bem bolados aos mais insanos.

Hoje em dia, com toneladas de consoles da Nintendo em nossas cabeças, é legal olhar para trás um pouco e relembrar os épicos da hora do comercial, pela Big N. Para ficar mais divertido, vou organizar tudo por gerações, ao invés de tentar estabelecer um ranking dos melhores comerciais e vocês decidam nos comentários qual o melhor, ok?

O começo de uma era... (1980~)

Nessa época, a Nintendo estava atrelada em dois conceitos principais de propaganda: o Selo de Qualidade Nintendo e o slogan "Now you're playing with power". A verdade é que o "selo de qualidade" era só uma maneira de dizer que o produto tinha a licença da Nintendo e, junto da revista Nintendo Power, era assim que a Nintendo decidia o que nós iríamos ou não comprar.

Mas as propagandas, er.....


E tem também...


Mas existe um que ainda resiste ao tempo e é, sem dúvida, um dos melhores comerciais da Nintendo até hoje:


Que os jogos comecem! (1990~)

Lutando diretamente contra uma poderosa competição com a SEGA, as propagandas da Nintendo nos anos 90 tinham que ir com tudo contra a concorrência. E, no Japão, por que não dançar contra a concorrência?


E, claro, cada geração tinha o seu grito de guerra. Por exemplo, a SEGA já teve aquele "Genesis does what Nintendon't". Mas a Nintendo resolveu pegar o slogan do Nintendinho (Now you're playing with power) e transformar no slogan do Super Nintendo (Now you're playing with SUPER power).

Ahn... ok, Nintendo, ok. Aliás, reparem no próximo comercial como o departamente de marketing levantava um dedo do meio tão grande para o público que, em um só comercial, eles mostram o CHEFE FINAL E O FINAL DO JOGO. Pois é. Tá certo que é só um jogo do Mario, mas mesmo assim...

Podemos dizer com tranquilidade que a era do Nintendo 64 revolucionou a indústria dos games. O N64 foi casa de muitos dos maiores jogos da história do videogame - que continuam fazendo sucesso até hoje!

E tenho certeza que, quando falamos em N64, um dos primeiros jogos que você pensa é... Legend of Zelda, é claro! E você tem que amar um comercial de LoZ que mistura inglês antigo com uma orquestra/coral que parece que foi tirado de um filme medieval.


Aliás, lembram da hype de Donkey Kong 64? Atenção pro sotaque do taxista nesse comercial aqui:


Por último, mas não menos importante... um épico, um marco, um.. um....

Bom, vejam vocês mesmos.


Temos que pegar, temos que pegar!

Roupas, jogos, card games, desenhos. Você não podia escapar do contato com Pokemon nos anos 90. E, como não podia deixar de ser, os comerciais também não escaparam. Atenção especial pro Pikachu-Beto-Carreiro, por favor.


E aqui estamos, uns 15 anos depois, e a franquia continua firme e forte - em boa parte por culpa da Nintendo. Sem dúvida é uma das franquias de maior sucesso, obrigando - por mais de uma década - crianças e pais a comprarem qualquer coisa com que tenha foto do Pikachu junto.

A era... mentira, isso não foi uma era

Não vou comentar nada dessa vez. Apenas assistam esse comercial e vocês mesmos verão o motivo do Virtual Boy já ter nascido fadado ao fracasso. Sério, o que tinha de errado com a Nintendo?


GameCube, eu escolho você! (2001~)

Nesse ponto a Nintendo já tinha alguns problemas na mão. Apesar do N64 ter alguns dos melhores títulos, o Playstation dominou a geração anterior. Se a Big N soubesse o fracasso que seria o Game Cube, acho que eles nem teria perdido tempo com esse comercial.


E, junto do GameCube, afundava também a criatividade das campanhas de marketing, como vocês podem ver no próximo comercial. Apenas comparem os dois.


Pois é.

E eu acho que vocês vão idolatrar o comercial de Super Mario Sunshine. Você tem que amar essas crianças cantando e os efeitos especiais.

Só que não.


E por que não usar o Mario e o Luigi na vida real, pro comercial de Mario & Luigi Superstar?


Suspiros, suspiros.

Wii would like to play!

Talvez um dos maiores desafios da Nintendo tenha sido a chegada da era do Wii. Com a derrota nos grandes consoles, o novo desafio da produtora era convencer os gamers de que esse console não-convencional poderia ser uma boa pedida - e atrair novos jogadores também.
E não é que mandaram bem no comercial?


E só para manter a moral da empresa em alta, o comercial de Skyward Sword, que também é um épico dos comerciais da produtora:


E assim termina o nosso passeio pelo túnel do tempo, saindo da memory lane e voltando para a vida real.

E você? Tem algum comercial que ficou marcado na sua cabeça? Quer deixar a sua opinião sobre qual é o melhor dessa lista? Acha que faltou alguma coisa? É só deixar um comentário nesse post!

A Game Over dessa semana fica por aqui, mas se você quiser sugerir um assunto pra próxima ou apenas discutir sobre games, é só me gritar no twitter!

Cheers!
tv 2544764622982266510
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos