rpgvale
1599924783602205
Loading...

Um Escudo para a todos enganar?

É Roleplayers há quem diga que o mestre é um grande mentiroso e manipulador de resultados, e quem tem esta visão do Mestre esta corr...



É Roleplayers há quem diga que o mestre é um grande mentiroso e manipulador de resultados, e quem tem esta visão do Mestre esta corretíssimo, mas em se tratando de roleplay, manipular o curso da história é dever do Narrador.
Para tal o mestre faz uso do famoso "Escudo do Mestre", e acredite muitas vezes ele ira rolar os dados e independente do resultado do teste vai dar continuidade a narrativa.
Isso mesmo Roleplayers, o mestre é o todo poderoso manipulador de resultados, mas não pensem que isto seja algo negativo, pelo contrário, colabora veementemente com o roleplay formando uma boa trama.

O mestre geralmente já tem em sua cabeça qual sera o curso da história, os jogadores por sua vez vão contribuindo para enriquecer esta história modificando-a de acordo com a visão que o seu personagem tem deste mundo, quando há uma mesa com a interessante "Narrativa Compartilhada" este escudo não se faz necessário, porem quando há apenas um Mestre, este detém a palavra final dos acontecimentos, influenciando direta ou indiretamente o curso das ações dos personagens.

Imagine que o jogador rolou um acerto decisivo capaz de pulverizar aquele grande vilão importante antes mesmo que o mesmo pudesse dizer sua ultima frase, se o mestre não manipular sua jogada e conseguir aquele "milagroso" sucesso na jogada de defesa, o jogador saberia que o vilão na verdade era seu "pai".


Agora imaginem outra situação, sua cidade esta sendo atacada, durante a batalha você acaba sendo surpreendido por um inimigo que lhe desfere um ataque que deveria ser fatal, manipulações ocorrem por traz do Escudo Todo Poderoso, e graças a algum teste "milagroso" você acorda em uma cama apenas com bandagens na cabeça, tudo bem que talvez chegue alguém para lhe contar que agora você não possui mais o título "Mão-do-Rei" mas quem se importa? Você continua vivo.



Como podem ver o Escudo é uma ferramenta cheia de possibilidades, e sua utilidade vai alem de mostrar tabelas de testes prontas, ou figuras bonitinhas, e como tudo que confere grandes poderes a uma única pessoa, sua má utilização pode acabar com o roleplay, até mesmo desmanchar um bom grupo de RPG. É importante manipular os resultados, mas nem sempre nem constantemente, nestes casos o Mestre deve apelar para outra grande ferramenta, o "Bom Senso".

Se você alguma vez manipulou os resultados da sua sessão, conte-nos deixando um comentário e colabore com o roleplay de outros grupos. O importante é a diversão, e claro compartilhar ideias sempre nos trazem XP dobrado e bônus nos testes de interação. 


Bons dados.
Dicas de mestre 3187116949004658658
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos