rpgvale
1599924783602205
Loading...

RPG For Dummies: dicas sobre livros e sistemas

Falaí roleplayer… Oh, que? Ainda não é rpgista? Ah sim, calma este post é exatamente para você. Muito provavelmente, já ouviu alguns podcas...

rpg novatos iniciantes
Falaí roleplayer… Oh, que? Ainda não é rpgista? Ah sim, calma este post é exatamente para você. Muito provavelmente, já ouviu alguns podcast, do Jovem Nerd ou outros, sobre o tema. Viu algumas campanhas com amigos e post em blogs e, mesmo assim, ainda tem algumas dúvidas sobre o que é esse tal do roleplay. Vou tentar auxilia-los, então vamos lá!
Livros pra que te quero…
Algumas pessoas sempre me questionam se precisa ler bastante para jogar rpg. Então a primeira coisa que deve saber é que, sim, lemos. Mas calme, não é um requisito básico, apenas um “Bonificador”. Vou explicar.
Esse tipo de game desperta muita nossa curiosidade, todos começam como um simples guerreiro (level 0) desbravando um pequeno vilarejo e se vê em aventuras fantásticas em ambientes históricos – logo, os livros surgem em nossa vida dessa maneira. Se você for daqueles que adoram uma boa literatura, vai se dar muito bem. Enquanto no rpg eletrônico suas possibilidades ficam limitadas as regras do console, no de mesa a limitação é sua criatividade. Agora se ainda não tem esse hábito, relaxe, ele surge naturalmente.
Sistema é nada, roleplay é tudo!
Existem muitos sistemas importantes e famosos de rpg (D&D, Vampiro, GURPS) conhece-los ou joga-los não faz de você mais rpgistas que qualquer narrador de sistemas indies ou mais simples. Aliás, existem ótimos sistemas nacionais que vão de encontra a necessidade da maioria dos grupos. Até preparei algumas listas (aqui e aqui) para você fazer download – tudo free e licenciado é claro.
escudo mestre rpg
Na prática, apenas um dos jogadores do teu grupo precisa conhecer detalhadamente um sistema, este é o narrador. Os outros podem ir aprendendo, criando fichas juntos e evoluindo coletivamente. Com o tempo você até desenvolve algumas regras da casa (House Roules) e vai ensinar novas formas de se jogar por aí.
Aonde conseguir aqueles dados malucos?
10, 18 ou 20 lados. Existem dados malucos pra quem joga rpg e, a função deles é basicamente medir e testar as habilidades do seu personagem.  Mas o uso deste ou de outro será definido pelo sistema que você escolheu para jogar com o grupo. O 3d&T por exemplo, utiliza apenas os simples de 6 lados. Antigamente era complexo, em vários lugarejos do Brasil não se encontram os conjuntos com vários dados. Mas hoje em qualquer lojinha da internet é fácil encontrar com um bom preço. Eu mesmo comprei um recentemente na redbox, mas tem outras lojas por aí.
Agora que dei essas dicas vai ficar fácil demais iniciar a sua campanha. O lance é definir o que você quer, que tipo de jogo, encontrar um sistema que lhe agrade, esboçar algumas ideias e convidar os amigos.  Se você for daqueles acostumados com rpg eletrônico e ainda não conseguiu entender o que é o jogo, as regras e interpretação então corre pra este post que você vai sacar de tudo - http://www.rpgvale.com.br/2011/06/da-tela-para-mesa-aprenda-entender-o.html
Agora se já está afim de desbravar suas próprias aventuras, veja nossas dicas de mestre - http://www.rpgvale.com.br/search/label/Dicas%20de%20mestre
Rpg 9202833565909631800
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos