rpgvale
1599924783602205
Loading...

Nossos blogs vão substituir as revistas de rpg? #DnC 39

Com tantos blogs rpgistas por aí, fica até fácil imaginar que haverá um dia em que as revistas não farão mais falta no nosso mercado. Eu m...

decisivo-e-crítico_ano2
Com tantos blogs rpgistas por aí, fica até fácil imaginar que haverá um dia em que as revistas não farão mais falta no nosso mercado. Eu mesmo já recebi algumas mensagens de jogadores dizendo que este blog acaba com a saudade que eles tinham de alguns títulos de revistas antigos, mas vejam só. Será que, realmente nossos blogs substituirão as saudosas revistas?
Pra começar essa discussão acontece em vários outros mercados e a resposta sempre é a mesma: Não! Simples assim. Pensem comigo, uma revista tem formato e princípios muito distintos de um blog. A informação é outra, uma revista tem um caráter mais jornalístico e um blog não – vou explicar melhor essa diferença.


Quando vou jogar rpg com a galera eu não fico fazendo piadas ou falando mal (ou bem) sobre um sistema pra depois vir aqui na internet escrever em cima daquele release frio e sem vida que empresas me mandam. Tampouco fico criticando um sistema no twitter e pagando pau aqui no blog. Não sou fã de vampiros e quando escrevo sobre eles deixo isso bem claro, Bardos então – quem é e me segue pelo twitter pode dizer abertamente sobre o bullyng que sofrem.  Isso reflete a ideia de que um blog não é imparcial e nem deve ser, já uma revista tem comprometimento com seu faturamento, com seus patrocinadores e isso resulta em um comprometimento diferente com seus leitores.
Revistas tem mais acessos a certos tipos de informações, por serem instituições ou empresas registradas. Isso significa, uma equipe para cobrir eventos, entrevistas e matérias bem mais complexas que nos blogs – existe uma redação para cuidar de tudo. Por conta da periodicidade de uma revista seus artigos devem chegar em um meio termo entre o que é atemporal e uma notícia mais quente. Há um espaço (muitas vezes grande) entre as edições, que deve ser aproveitado, no sentido que um artigo deve ser repassado para várias pessoas. revistas rpg Percebem como o tempo é um fator determinante para a característica dos artigos de uma revista? Na construção, obtenção do material e etc… em um blog isso é muito diferente. As coisas acontecem instantaneamente, postamos artigos na velocidade dos acontecimentos (tentamos na verdade) e os eventos especiais recebem uma atenção a mais, mesmo assim ainda se pode noticia-lo sobre vários aspectos muitas outras vezes.  O feedback ou o retorno dos leitores também influencia no blog.
Sentimos, observamos e lemos seus comentários nos artigos e até mesmo no twitter e você não precisa esperar até a próxima edição para ter uma resposta ou ver como influenciou nas ações do blogueiro.
Acho que já percebeu as diferenças entre blogs e revistas. Se sim, devem estar sacando já que há espaço para os dois no universo e mesmo que uma revista tenha dificuldades o máximo que vai acontecer com ela é reduzir a distribuição, mas nada a substituirá… muito menos um blog.
E por falar em blogs, estamos com uma campanha para aumentar os leitores do nosso mensageiro Feed, então para receber nossos artigos e um pouco do #rpgpower por email se cadastrem aqui e aguardem uns prêmios maneiros que iremos sortear - http://bit.ly/e0H9We
Rpg 3294738986347759371
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos