rpgvale
1599924783602205
Loading...

Crowdfunding: venda seu peixe... digo, RPG

O crowdfunding é o financiamento público colaborativo de uma ideia qualquer. Basicamente, se você tem algo que acha que muita gente go...


O crowdfunding é o financiamento público colaborativo de uma ideia qualquer. Basicamente, se você tem algo que acha que muita gente gostaria de ver, você não tem que ser necessariamente dependente do aval duvidoso de grandes empresas de publicação. Se o povo paga, você faz. Geralmente, há prêmios para quem paga mais, como exemplares autografados, direito de conhecer o local de produção e a equipe, enfim, esse tipo de coisa.

O crowdfunding está revolucionando o mercado. Há filmes sendo feitos com o uso do método, livros sendo publicados, mulheres fazendo ensaios fotográficos e, certamente, as coisas não vão parar por aí. Em um horizonte não muito distante, pode ser que pesquisas sejam financiadas pelo método, campanhas pelas mais diversas causas (até já vi algumas) e, para responder a pergunta "por que cargas d'água estamos falando de crowdfunding?", RPGs, desde aquele velho cenário no qual você vem trabalhando há anos a sistemas próprios e grandes produções online. 
Um belíssimo exemplo surgiu hoje. Sim, hoje! Às 00:00, a Goblinworks Inc. lançou um projeto que foi chamado de audacioso. Como nenhuma grande companhia queria investir muito dinheiro na criação de um Pathfinder Online, o grupo criou via kickstarter um projeto para a criação do Pathfinder Online Technology Demo . A ideia não é financiar o jogo inteiro, mas criar uma demo de grande qualidade para chamar investidores mais graúdos. O objetivo não era simples. Em 30 dias, o grupo precisaria arrecadar a quantia de U$50.000,00. Será que conseguirão?

"Não" é a resposta, pois, na verdade, já conseguiram. Em menos de 24 horas o grupo juntou quase U$60.000,00. A quantia de U$25.000,00 foi arrecadada em menos de 3 horas e, com um resultado tão incrível, o jogo se tornará uma realidade.
O Pathfinder Online terá um diferencial muito interessante. Da mesma forma que o jogo de mesa, este terá uma parcela considerável de colaboração do público na elaboração. Entre os prêmios para quem paga mais está, inclusive, o teste alpha.
Este exemplo nos dá esperança. O crowdfunding tem o potencial de fazer por autores de RPG o que a internet e os softwares de gravação de áudio fizeram pelos músicos: dar liberdade. Se gente suficiente gosta do que você faz, não importa se tem uma editora interessada em investir ou não, você vai lá e faz.

Rpg 430871901626019844
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos